Os radares eletrônicos instalados em rodovias federais de todo o país voltaram a funcionar após decisão judicial que determinou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a retomada imediata do monitoramento. No total, 3.887 faixas haviam ficado sem fiscalização desde o início de agosto, afetando trechos importantes como a BR-324 e a BR-116, na Bahia.
De acordo com o Dnit, a ordem de religar os equipamentos foi emitida em 21 de agosto, dentro do Programa Nacional de Controle de Velocidade (PNCV). A partir daí, ofícios foram enviados às empresas responsáveis, que iniciaram a reativação dos radares em todas as rodovias federais.
A suspensão do serviço havia ocorrido por falta de recursos financeiros. Embora fossem necessários R$ 364 milhões para manter o programa em funcionamento, o orçamento aprovado destinou apenas R$ 43,3 milhões.
Com os equipamentos desligados, além do aumento no risco de acidentes, multas por excesso de velocidade também deixaram de ser aplicadas.
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo