A Operação Território Livre, deflagrada nesta quarta-feira (11), resultou na apreensão de R$ 173 mil em espécie com um dos alvos e no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A identificação dos suspeitos não foi divulgada. A ofensiva integrada, que envolve o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e as polícias Civil e Militar, visa desarticular uma célula da facção Comando Vermelho (CV) que operava o controle ilegal de serviços de internet.
As investigações apontam que o grupo criminoso exercia domínio territorial e econômico sobre provedores de rede em Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari. A organização impunha cobranças ilícitas e restrições à livre concorrência por meio de ameaças e intimidações contra empresários do setor, afetando a prestação de serviços essenciais à população local.
Como a facção atuava
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Departamento de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a facção possui uma estrutura hierarquizada e divisão definida de tarefas. A liderança é exercida por um indivíduo foragido que, mesmo à distância, determinava diretrizes e autorizava o uso de violência.
Abaixo dele, o núcleo operacional ficava responsável por realizar as cobranças ilegais e transmitir ameaças diretas às vítimas, enquanto o setor financeiro cuidava da coleta, repasse de valores e manutenção da logística econômica do esquema.
As autoridades também investigam o envolvimento de prestadores de serviço de internet que, supostamente, repassavam parte dos lucros à facção em troca de permissão para operar ou para fortalecer a reserva de mercado imposta pelo crime organizado.
A operação contou com o apoio de unidades especializadas da Polícia Militar, incluindo as equipes da Apolo, Gêmeos e a Rondesp RMS. As investigações continuam para localizar o líder do grupo e identificar outros integrantes da rede financeira.
Atemção Esquadrão Asa Branca recupera veículos roubados em Feira de Santana
Celulares PM recupera 15 celulares roubados no Campo Gado
Entrega das luvas Oficiais da Polícia Militar são promovidos em Feira de Santana
Morte de vereador Polícia Civil realiza nova prisão de acusado de matar vereador e assessor em Santa Amaro
Feminicídio Réu acusado de feminicídio que chocou Vitória da Conquista será julgado em Feira de Santana
Pré-Carnaval Quatro foragidos da Justiça são presos durante festas de Pré-Carnaval Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado