Terça, 10 de Fevereiro de 2026 18:14
75 98251-4963
Geral Pavimentação

Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade

Além da pavimentação, o vereador também solicitou melhorias em áreas de lazer, incluindo a requalificação de praças próximas à Rua São Lucas.

10/02/2026 15h28
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Prefeitura de Feira de Santana iniciou as obras de pavimentação da Rua São Lucas, no bairro Fraternidade, região do Tomba, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e ampliar as opções de tráfego entre bairros da zona urbana. Com cerca de 1.200 metros de extensão, a via é considerada estratégica para a circulação de veículos e a integração viária da região.

Durante visita ao local, o prefeito José Ronaldo de Carvalho explicou que a intervenção faz parte de um planejamento mais amplo de reordenamento do trânsito. Segundo ele, o município realizou um levantamento técnico para identificar ruas com potencial de melhorar a fluidez do tráfego. “São vias que permitem maior mobilidade, dando opção para o motorista seguir à direita ou à esquerda, conectando diversos bairros”, afirmou.

De acordo com o prefeito, obras semelhantes já foram executadas em localidades como Pedra Ferrada, Sobradinho, Campo do Gado Novo, Conceição, Santa Mônica e Rua Castelo Branco. No caso da Rua São Lucas, a pavimentação facilitará o acesso a diversas vias do Fraternidade e conexões com bairros como Chico Pinto, Luciano Barreto, Escoteiro e região da Rua Tausi de Abreu.

José Ronaldo destacou ainda a importância estrutural da obra. “Essa rua funciona como uma coluna dorsal da região. Com ela pronta, conseguimos dar sustentação para pavimentar outras ruas menores. Com o recurso investido aqui, seria possível asfaltar conjuntos inteiros, mas sem essa via principal, o sistema viário ficaria incompleto”, explicou, ressaltando que novos projetos devem ligar o Fraternidade ao bairro Panorama, criando alternativas à Rua do Telégrafo.

A obra foi solicitada pelo vereador Edvaldo Lima, morador do bairro do Tomba. Segundo ele, a indicação foi feita ainda na gestão anterior, mas não chegou a ser executada. “Assim que o prefeito José Ronaldo assumiu, despachei o projeto de indicação nº 711, e ele autorizou a pavimentação da Rua São Lucas”, afirmou o parlamentar.

Edvaldo Lima informou ainda que outras ruas do bairro também foram incluídas em projetos de indicação, como as ruas Salmo 39 e Salmo 40, além de um conjunto de vias numeradas entre a 26 e a 37. “Vamos continuar lutando para que todas sejam pavimentadas. É o bairro onde moro e tenho orgulho de trabalhar por ele”, destacou.

Além da pavimentação, o vereador também solicitou melhorias em áreas de lazer, incluindo a requalificação de praças próximas à Rua São Lucas. Segundo ele, o pedido já foi apresentado ao prefeito, que se comprometeu a avaliar as intervenções.

O diretor-presidente da Superintendência Municipal de Obras e Manutenção (SOMA), João Vianney, explicou que a Rua São Lucas é uma das principais vias do Fraternidade e que outras ruas do bairro já passaram por recapeamento anteriormente. “Essa intervenção ultrapassa um quilômetro de extensão e vai melhorar significativamente a trafegabilidade, substituindo o pavimento antigo de paralelepípedo”, afirmou.

De acordo com Vianney, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) também atua no local, realizando estudos para implantação de sinalização vertical e horizontal, além da manutenção e adequação de redutores de velocidade. “Todas as vias recapeadas passam por avaliação técnica para garantir segurança no tráfego”, explicou.

O gestor destacou ainda que a operação tapa-buracos segue em andamento em toda a cidade, aproveitando o período de estiagem. “Feira de Santana possui uma malha viária antiga, com alto nível de desgaste. Já temos um mapeamento das áreas mais críticas e estamos planejando intervenções mais amplas para melhorar a pavimentação urbana”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.