O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu, nesta segunda-feira (25), uma recomendação direcionada a autoridades municipais, forças policiais, conselhos tutelares e proprietários de bares e restaurantes de Capim Grosso, Quixabeira e São José do Jacuípe. O objetivo é reforçar a fiscalização e coibir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
Segundo o órgão, os prefeitos das três cidades devem ampliar a vigilância sobre estabelecimentos comerciais, além de promover campanhas de conscientização para alertar a população sobre a proibição da venda, entrega ou fornecimento de álcool a menores de 18 anos. A orientação também inclui medidas para combater a oferta de outras substâncias que possam causar dependência química.
Aos conselheiros tutelares, o MP-BA recomendou acompanhamento direto das ações de fiscalização, prestando apoio às equipes responsáveis e assegurando o encaminhamento das crianças e adolescentes aos pais ou responsáveis sempre que necessário. Além disso, devem representar contra comerciantes flagrados na prática, acionando a Justiça para aplicação de penalidades previstas no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No campo da segurança pública, os delegados foram orientados a realizar prisão em flagrante quando houver a constatação da venda de bebida alcoólica a menores, instaurando inquérito policial e remetendo as informações ao Poder Judiciário. Já à Polícia Militar, cabe garantir presença ostensiva em eventos festivos que reúnam público infantojuvenil, com a missão de prevenir situações de risco e efetuar prisões quando necessário.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado