Um novo estudo americano mostrou que o uso de aparelhos para tratamento da perda auditiva é capaz de reduzir significativamente o risco de demências. Entre os participantes que fizeram uso dos dispositivos, houve uma diminuição de 60% dos casos de doenças neurodegenerativas.
O trabalho, publicado na revista científica JAMA (Journal of American Medical Society), reforça a importância do uso dos aparelhos, que ainda é pouco difundido, já que apenas 17% das pessoas com perda auditiva moderada ou grave os utilizam. A correlação entre demência e perda auditiva é conhecida há alguns anos, sendo considerada um dos principais fatores de risco para o declínio neurológico.
A pesquisa analisou dados de uma coorte com 3.000 participantes com perda auditiva leve, moderada ou grave e menos de 70 anos. O uso de aparelho auditivo foi determinado pelo relato dos pacientes, sem avaliação do tempo de tratamento, e não se verificou se a redução do risco estava relacionada à intervenção precoce ou à gravidade do problema auditivo.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado