O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar o recurso do Conselho Federal de Medicina (CFM) e reafirmar o direito de pacientes se recusarem a receber transfusão de sangue por motivos religiosos. A decisão foi tomada em plenário virtual e mantém o entendimento firmado em setembro de 2024, que garantiu às Testemunhas de Jeová e a qualquer cidadão o direito de recusar procedimentos médicos com base em convicções religiosas.
Votaram por manter a decisão os ministros Gilmar Mendes (relator), Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, André Mendonça e Dias Toffoli. A tese aprovada estabelece que a recusa só é válida se for uma decisão “inequívoca, livre, informada e esclarecida”, podendo ser manifestada inclusive por diretivas antecipadas de vontade. O texto também autoriza tratamentos alternativos à transfusão, desde que viáveis e aceitos pelo paciente e pela equipe médica.
O CFM havia alegado omissões na decisão, especialmente sobre situações de emergência ou quando o paciente não pode dar consentimento. Porém, o relator afirmou que esses pontos já foram analisados e esclarecidos. Gilmar Mendes ressaltou que, mesmo em risco de morte, o profissional deve adotar “todas as técnicas e procedimentos compatíveis com a crença do paciente”. A decisão tem repercussão geral e será obrigatória para todos os tribunais do país.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado