A Bahia ocupa o quarto lugar no ranking nacional de crimes contra pessoas LGBTQIAPN+, com 543 ocorrências registradas em 2024, segundo o Anuário de Segurança Pública. O principal crime foi lesão corporal dolosa, com 495 casos — alta de 6% em relação a 2023 (467). O estado fica atrás apenas de Rio Grande do Sul (1.179), Pernambuco (638) e Minas Gerais (560).
Em relação a homicídios dolosos, a Secretaria de Segurança Pública não divulgou dados. Já os estupros contra pessoas LGBTQIAPN+ somaram 48 casos, aumento de 33,3% frente a 2023 (36).
No Brasil, desde 2023, ofensas e violências homofóbicas podem ser equiparadas a crimes de racismo ou injúria racial, conforme a Lei 14.532/2023.
A presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e coordenadora do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), Keila Simpson, explica que as denúncias recebidas variam entre agressões físicas, expulsão de casa, impedimento de circulação e violência verbal. “Não hierarquizamos as ocorrências. Todas são tratadas com igual atenção, sejam simbólicas, psicológicas ou físicas”, afirma.
Fundado em 2018, o CPDD-LGBT funciona no Casarão da Diversidade, no Pelourinho (Salvador), e oferece atendimento jurídico, assistência social, apoio psicológico e ações pedagógicas. A instituição atua em rede com órgãos como o Ministério Público e a Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrim).
Entre os projetos, o “Círculo dos Saberes” promove letramento sobre diversidade em espaços públicos e privados, com o objetivo de reduzir a discriminação e ampliar o respeito às identidades LGBTQIAPN+.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado