O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (13), a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha para reforçar a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Além da tradicional, estarão disponíveis no SUS as versões texturizadas e fina, atendendo às diferentes preferências da população e buscando aumentar a adesão ao uso de preservativos, especialmente entre jovens.
Nos últimos anos foi registrada uma queda no uso de preservativos, sobretudo entre jovens, de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019) e por relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS/2024).
A ação integra a estratégia de Prevenção Combinada e os preservativos estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, sem exigência de documentos de identificação e sem restrições de quantidade, facilitando o acesso de todas as pessoas.
A expectativa é de distribuição de 400 milhões de unidades neste ano. Até então o SUS oferecia dois tipos de camisinha: a externa, feita de látex, e a interna, de látex ou borracha nitrílica.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas