Nos dias 30 e 31 de agosto, a agência do INSS localizada no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, realizará um mutirão de perícia médica e avaliação social. A ação tem como objetivo acelerar a análise de benefícios por incapacidade e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltados a pessoas com deficiência ou idosos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o gerente executivo do INSS, Fernando Nunes, a iniciativa pretende reduzir a fila de processos pendentes que dependem dessas etapas para o reconhecimento do direito ao benefício. “Temos casos de perícias marcadas apenas para novembro ou avaliações sociais previstas para janeiro e fevereiro do próximo ano. O mutirão vai permitir antecipar esses atendimentos e agilizar a concessão dos benefícios”, explicou.
Foto: Carlos Valadares
Para participar, o interessado deve remarcar sua perícia ou avaliação social pelos canais remotos do INSS — pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O agendamento presencial na unidade não será permitido, e no dia do mutirão não haverá atendimento sem pré-agendamento.
Inicialmente, foram abertas 300 vagas para cada dia do mutirão, destinadas a reavaliações do BPC. A partir da próxima segunda-feira, também estarão disponíveis vagas para beneficiários por incapacidade e requerimentos iniciais de BPC.
A ação contará com 10 peritos médicos (cinco no sábado e cinco no domingo) e equipe de assistentes sociais para atender toda a demanda agendada.
O gerente reforçou que, ao concluir a perícia e a avaliação social, o processo de análise do benefício tende a ser concluído de forma mais rápida, seja para concessão ou negativa.
A agência do INSS na Queimadinha fica próxima ao fórum eleitoral, e atenderá exclusivamente quem estiver com agendamento confirmado para os dias 30 e 31 de agosto.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado