Nos dias 30 e 31 de agosto, a agência do INSS localizada no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, realizará um mutirão de perícia médica e avaliação social. A ação tem como objetivo acelerar a análise de benefícios por incapacidade e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltados a pessoas com deficiência ou idosos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o gerente executivo do INSS, Fernando Nunes, a iniciativa pretende reduzir a fila de processos pendentes que dependem dessas etapas para o reconhecimento do direito ao benefício. “Temos casos de perícias marcadas apenas para novembro ou avaliações sociais previstas para janeiro e fevereiro do próximo ano. O mutirão vai permitir antecipar esses atendimentos e agilizar a concessão dos benefícios”, explicou.
Foto: Carlos Valadares
Para participar, o interessado deve remarcar sua perícia ou avaliação social pelos canais remotos do INSS — pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. O agendamento presencial na unidade não será permitido, e no dia do mutirão não haverá atendimento sem pré-agendamento.
Inicialmente, foram abertas 300 vagas para cada dia do mutirão, destinadas a reavaliações do BPC. A partir da próxima segunda-feira, também estarão disponíveis vagas para beneficiários por incapacidade e requerimentos iniciais de BPC.
A ação contará com 10 peritos médicos (cinco no sábado e cinco no domingo) e equipe de assistentes sociais para atender toda a demanda agendada.
O gerente reforçou que, ao concluir a perícia e a avaliação social, o processo de análise do benefício tende a ser concluído de forma mais rápida, seja para concessão ou negativa.
A agência do INSS na Queimadinha fica próxima ao fórum eleitoral, e atenderá exclusivamente quem estiver com agendamento confirmado para os dias 30 e 31 de agosto.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas