O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou oito pessoas suspeitas de integrar um esquema de corrupção e crimes ambientais no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no oeste do estado. Entre os acusados estão ex-funcionários do órgão, um servidor público e um fazendeiro. Segundo a investigação, o grupo teria recebido ao menos R$ 16,5 milhões entre 2018 e 2024 em troca de licenças ambientais concedidas de forma ilegal a grandes empreendimentos rurais.
A denúncia, aceita pela Justiça em 27 de julho, aponta que o esquema funcionava por meio da manipulação de processos de licenciamento. As autorizações eram emitidas de forma privilegiada, mediante pagamento, beneficiando fazendas e produtores da região. O fazendeiro Gervalter Barreiros Pizato, dono das propriedades Pedra Preta, Perobal e Barreirinho, está entre os denunciados.
Também foram acusados Maristela Tereza de Castro, ex-secretária parlamentar na Assembleia Legislativa; Jacques Douglas Santos Silva da Palma, então coordenador do posto avançado do Inema em Guanambi; Angélica Xavier da Silva Cardoso; Victor Vinícius Santana Arouca; Patrícia Viviane Barros de Azevedo; Sabrina Mendes Leal Santos Teixeira de Freitas e o consultor ambiental Alexander Von Amomon. Jacques Douglas também responderá por crime ambiental.
O processo penal aberto contra os investigados inclui os crimes de corrupção e associação criminosa. Em julho, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Guanambi e Riacho de Santana, onde uma mansão foi alvo da operação.
O MP-BA afirma que as fraudes prejudicaram a fiscalização ambiental e favoreceram atividades potencialmente danosas ao meio ambiente. As defesas dos acusados ainda não se manifestaram publicamente sobre as denúncias.
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas