Sexta, 08 de Agosto de 2025 02:33
75 98251-4963
Geral Tecnologia 3D

Feira de Santana investe em tecnologia 3D para educação e projeta alcance de 100% das escolas até 2026

A previsão é que até setembro deste ano, metade da rede municipal já esteja equipada com a tecnologia

01/08/2025 16h19
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Trinta e três escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana começaram a receber, nesta semana, equipamentos para aulas em terceira dimensão (3D). A iniciativa faz parte de um projeto tecnológico inédito na Bahia, que tem como objetivo tornar as aulas mais interativas, imersivas e conectadas com o mundo moderno.

Segundo o secretário de Educação, Pablo Roberto, os equipamentos beneficiarão inicialmente cerca de 20 mil alunos, tanto da sede quanto da zona rural. “Esses equipamentos fazem parte de um projeto nacional de ensino em terceira dimensão. Os professores foram formados e estão passando por formação continuada. Com essa ferramenta, os alunos poderão conhecer o corpo humano, viajar virtualmente por diversos lugares do mundo, tudo a partir da sala de aula. É um avanço significativo no processo de aprendizagem”, destacou.

Foto: Carlos Valadares 

A previsão é que até setembro deste ano, metade da rede municipal já esteja equipada com a tecnologia. A segunda etapa, prevista para o início de 2026, deve garantir que 100% dos alunos tenham acesso à ferramenta.

“As escolas se organizarão internamente. Os professores montarão a programação e, em cada sessão, até 30 alunos poderão utilizar o equipamento simultaneamente. A proposta é dar autonomia às unidades escolares”, explicou Pablo.

O projeto é uma iniciativa exclusiva da Prefeitura de Feira de Santana, sem vínculo com o governo federal. Ainda segundo o secretário, a escolha pela tecnologia foi feita após estudos sobre os impactos positivos em outras cidades brasileiras.

Além dessa ação, Pablo informou que irá a Fortaleza (CE) na próxima semana para uma reunião com a equipe do projeto Instituto Caminho do Bem, idealizado em Sobral e reconhecido por melhorar os índices de aprendizagem no ensino público.

“Vamos apresentar os avanços que estamos alcançando em Feira de Santana e aprofundar o debate. Queremos aplicar essas experiências aqui e garantir que nossa cidade avance cada vez mais na qualidade da educação”, pontuou.

Foto: Carlos Valadares 

Presente na cerimônia de entrega, o prefeito José Ronaldo reforçou a importância de inovar para despertar o interesse dos estudantes.“O objetivo é fazer o aluno querer saber mais, despertar curiosidade, estudar mais, tirar boas notas e levar esses conhecimentos para a vida. É assim que se constrói o futuro, com evolução e avanço. E a tecnologia tem papel fundamental nesse processo”, afirmou.

José Ronaldo também destacou a preocupação com os índices de alfabetização e fez um apelo direto aos professores:“Nosso IDEB não está bom. Precisamos ensinar a criança a ler, a fazer as quatro operações, sair do Ensino Fundamental com base sólida para seguir no Ensino Médio e chegar à universidade. Esse é o nosso sonho. Mas ninguém faz isso sozinho. É uma causa coletiva”, declarou.

O prefeito também abordou o desafio da carga horária dos professores e a necessidade de ampliar o número de profissionais na rede.“Convocamos 100% dos aprovados no concurso. Recentemente, identificamos mais 32 ou 33 professores que também poderão ser nomeados. Já temos cerca de 400 novos profissionais na rede, mas há uma preocupação com decisões que exigem ainda mais contratações. Não temos como resolver isso da noite para o dia”, alertou.

Ele ainda pediu reflexão e equilíbrio nas decisões que envolvem a estrutura da educação pública.“É preciso planejamento. Se houver decisões que exijam novas contratações, precisamos de tempo, de orçamento e de estrutura. Todos têm que contribuir para encontrarmos o melhor caminho.”

Com informações de Cralos Valadares
Por Mayara Nailanne

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.