Durante agenda em Feira de Santana nesta terça-feira (30), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reconheceu a ausência de delegados titulares em algumas cidades do interior do estado e explicou os critérios adotados para essa distribuição. Segundo ele, o governo analisa o porte do município e os indicadores de criminalidade para definir onde é necessária a presença constante desses profissionais.
“Não necessitamos ter um delegado em cada município da Bahia neste momento. Existem cidades que, ou pelos indicadores que nos mostram um cenário mais favorável, ou pelo tamanho do município, podem ser acompanhadas por um delegado que atua em mais de um local, sem prejuízo para a população”, disse. No entanto, o governador ressaltou que, caso a Secretaria de Segurança Pública identifique a necessidade de atuação permanente, “a SSP tem colocado uma presença mais forte, até que se compreenda o que está acontecendo”.
A declaração responde à cobrança por cidades da região de Feira de Santana, como Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso e Ipirá, onde a atuação da Polícia Civil é esporádica.
Durante a entrevista, Jerônimo também comentou sobre as recentes exonerações na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), que repercutiram no cenário político estadual. Segundo ele, mudanças em cargos da área de segurança são rotineiras e fazem parte do processo de qualificação dos serviços, principalmente no sistema prisional.
“Todo dia tem uma mudança no Diário Oficial, seja de um coronel, de um comandante. Fizemos também mudanças dentro da área prisional. É preciso fazer rodízio e reforçar o trabalho de ressocialização. Nosso papel não é julgar, isso cabe ao Judiciário. Mas quando a pessoa paga a pena, precisamos devolvê-la à sociedade melhor do que quando entrou no presídio”, afirmou.
O governador adiantou que, até meados de agosto, o secretário da pasta deverá apresentar um plano de fortalecimento do sistema prisional da Bahia. Entre as propostas, estão a construção de uma nova unidade prisional, o aumento no número de agentes e uma atuação mais contundente voltada à ressocialização.
Na ocasião, Jerônimo participou da entrega de 65 novas viaturas para o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), que atuarão em diversas cidades da região. Ele destacou ainda os investimentos em delegacias, pelotões, sedes de companhias e na melhoria da estrutura física para os profissionais da segurança.
“Estamos entregando equipamentos com alojamentos adequados. E vamos inaugurar também um SAC dentro do complexo de Sobradinho, para oferecer dignidade e eficiência à população que busca os serviços da Polícia Civil”, declarou.
O governador informou ainda que o secretário Marcelo Werner deve apresentar, nos próximos dias, um plano de reorganização do efetivo e das companhias, especialmente para desafogar municípios sobrecarregados como Feira de Santana e Alagoinhas, e ampliar a presença no Litoral Norte.
Ainda durante a visita, Jerônimo comentou sobre possíveis recessões em áreas da economia e disse que os governadores estão mobilizados para enfrentar o momento delicado. “Estamos conversando com o setor produtivo. Hoje mesmo falei com Rui Costa (ministro da Casa Civil) sobre como podemos nos somar a uma luta nacional. Cuidado e atenção é o que temos nesse momento”, finalizou.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 24°
Chuvas esparsas