Foto Polícia Civil
Página de Notícias
Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Civil da Bahia, por meio da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, realizou ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) para apurar denúncia anônima de maus-tratos contra dois cães, em imóvel localizado no bairro Cidade Nova.
A equipe constatou no local uma cena de extremo abandono: casa fechada, forte odor pútrido, acúmulo significativo de fezes por todo o ambiente, ausência total de alimentos ou água, paredes e superfícies imundas e animais em estado visível de desnutrição e desidratação. A situação indicava descaso prolongado. Moradores da região informaram que estavam alimentando os cães por meio das grades da residência, diante da completa omissão do tutor.
Durante a inspeção, os profissionais da Vigilância Sanitária e da SEMMAM realizaram análises técnicas, capturas fotográficas e vídeos que confirmam a violação flagrante aos padrões mínimos de bem-estar animal.
Presença de fezes antigas e recentes por todo o piso;
Ambientes com lixo, detritos e sem utensílios para água ou comida;
Animais com feridas no corpo e sinais de sofrimento crônico;
Odor compatível com matéria orgânica em decomposição;
Silêncio absoluto nos fundos do imóvel, onde se ouvia anteriormente o latido de uma cadela — levantando suspeitas sobre possível agravamento ou óbito do animal.
Diante do cenário, os dois cães vivos foram resgatados e acolhidos, sob termo de responsabilidade, por uma mulher que se voluntariou para prestar os cuidados emergenciais.
O tutor dos animais foi identificado morador de Feira de Santana, que será responsabilizado criminalmente conforme (Lei de Crimes Ambientais), que trata de maus-tratos contra cães e gatos, com previsão de reclusão e multa.
Com informações de Carlos Valadares
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas