Foto Polícia Civil
Página de Notícias
Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Civil da Bahia, por meio da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, realizou ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) para apurar denúncia anônima de maus-tratos contra dois cães, em imóvel localizado no bairro Cidade Nova.
A equipe constatou no local uma cena de extremo abandono: casa fechada, forte odor pútrido, acúmulo significativo de fezes por todo o ambiente, ausência total de alimentos ou água, paredes e superfícies imundas e animais em estado visível de desnutrição e desidratação. A situação indicava descaso prolongado. Moradores da região informaram que estavam alimentando os cães por meio das grades da residência, diante da completa omissão do tutor.
Durante a inspeção, os profissionais da Vigilância Sanitária e da SEMMAM realizaram análises técnicas, capturas fotográficas e vídeos que confirmam a violação flagrante aos padrões mínimos de bem-estar animal.
Presença de fezes antigas e recentes por todo o piso;
Ambientes com lixo, detritos e sem utensílios para água ou comida;
Animais com feridas no corpo e sinais de sofrimento crônico;
Odor compatível com matéria orgânica em decomposição;
Silêncio absoluto nos fundos do imóvel, onde se ouvia anteriormente o latido de uma cadela — levantando suspeitas sobre possível agravamento ou óbito do animal.
Diante do cenário, os dois cães vivos foram resgatados e acolhidos, sob termo de responsabilidade, por uma mulher que se voluntariou para prestar os cuidados emergenciais.
O tutor dos animais foi identificado morador de Feira de Santana, que será responsabilizado criminalmente conforme (Lei de Crimes Ambientais), que trata de maus-tratos contra cães e gatos, com previsão de reclusão e multa.
Com informações de Carlos Valadares
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 23°
Chuva