A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu, a partir da temporariamente a comercialização, fabricação, importação e uso do medicamento Elevidys®, terapia gênica da Roche, após relatos de mortes por falência hepática nos EUA. Os óbitos envolveram pacientes com distrofias musculares em situações não autorizadas no Brasil, o que motivou a suspensão preventiva da agência reguladora. A medidad foi divulgada na quinta-feira (24).
O fármaco, aprovado no país em dezembro de 2024, é indicado somente para crianças entre 4 e 7 anos com mutação no gene DMD. Desde então, cerca de dez pacientes brasileiros foram tratados, sem registro de falecimentos. Três eventos adversos foram notificados, dois considerados prováveis e sem gravidade, e um terceiro classificado como pouco relacionado ao remédio.
Apesar dos efeitos colaterais relatados estarem previstos em bula, como alterações hepáticas e gastrointestinais, a agência adotou a medida em alinhamento com a Roche para aprofundar a análise de possíveis riscos. A hepatotoxicidade já é uma preocupação conhecida associada ao vetor viral usado.
A Anvisa continuará monitorando o cenário em cooperação com as agências dos EUA e Japão. O uso de Elevidys® segue suspenso até que haja nova avaliação de segurança, eficácia e medidas de controle aprimoradas.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva