O Ministério da Educação (MEC) anunciou neste sábado (26) que estudantes com contrato com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão renegociar suas dívidas com o programa. Contratos firmados a partir de 2018 poderão renegociar dívidas atrasadas há mais de 90 dias até dezembro de 2026. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A renegociação será possível de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O pedido de renegociação da dívida deve ser feito diretamente com o banco responsável pelo contrato, nos canais indicados por ele.
Para realizar a quitação, o MEC estabeleceu algumas condições de renegociação: pagamento inicial no valor da primeira parcela da nova negociação; parcelamento do valor restante em até 180 meses (15 anos); desconto de 100% dos encargos moratórios (ou seja, perdão total de juros e multas por atraso); parcela mínima de R$ 200,00, exceto se a dívida total for menor que isso. Essas condições não se aplicam a dívidas de coparticipação com a faculdade — isso deve ser tratado direto com a instituição — e seguros ou tarifas bancárias.
O estudante que aderir à renegociação e não cumprir com os pagamentos combinados poderá, assim como seu fiador, ter o nome negativado nos serviços de crédito.
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo