Na manhã desta quarta-feira (23), uma grande operação foi realizada no entorno da Estação Rodoviária de Feira de Santana, reunindo a Polícia Militar da Bahia (64ª CIPM), a Prefeitura Municipa, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e diversas secretarias municipais. O objetivo foi promover a reordenação urbana da região, combater o tráfico de drogas e oferecer assistência social e de saúde a pessoas em situação de rua, transformando um espaço marcado por insegurança em um ambiente mais seguro e digno para a população.
A ação foi motivada pelo histórico recorrente de crimes na área, sobretudo relacionados ao tráfico de drogas.
Foto: Carlos Valadares
De acordo com o major Fernando Cardoso, comandante da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), apesar da atuação constante da PM na área, com base fixa, policiamento motorizado e patrulhamento ostensivo o problema persistia. “Só a presença da Polícia Militar não estava trazendo o efeito desejado. Por isso, buscamos o apoio de outros órgãos, municipais e estaduais, para uma operação conjunta e qualificada, com o objetivo de transformar esse espaço e transmitir sensação real de segurança à população”, afirmou o comandante.
Foto: Carlos Valadares
Além da repressão ao crime, a operação incluiu ações sociais, com enfoque humanitário. Mariana Rios, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), relatou que a equipe abordou pessoas em situação de rua com cuidado, respeito e atenção à saúde mental e física. “Nos identificamos como profissionais de saúde, oferecemos testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, falamos sobre a importância da alimentação e da higiene, distribuímos materiais informativos sobre o serviço do CAPS. Foi uma abordagem acolhedora, e eles responderam muito bem”, afirmou Mariana.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também esteve presente para encaminhar voluntariamente quem desejasse abrigo ou tratamento. “Trabalhamos sempre com a vontade do sujeito. Se ele manifestar desejo de ser acolhido, fazemos o encaminhamento imediato. O importante é respeitar o tempo e a autonomia de cada pessoa”, reforçou Mariana.
Foto: Carlos Valadares
O secretário municipal de Prevenção à Violência, coronel Luziel Andrade, explicou que a operação também visou ordenar o espaço público, coibindo a instalação irregular de barracas e pontos de mototáxi que vinham se proliferando na região. “Não estamos aqui para punir, mas para organizar. Alguns desses pontos irregulares dificultavam a mobilidade, causavam acidentes e, infelizmente, facilitavam a comercialização de entorpecentes. Agora estamos dando um novo direcionamento, dentro da legalidade”, afirmou o secretário.
Segundo ele, os ambulantes removidos foram informados sobre os motivos e orientados quanto aos locais regulares autorizados para funcionamento, com o suporte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para relocação adequada.
A operação ocorre após dois episódios violentos recentes em Feira de Santana: um homicídio envolvendo um usuário de drogas com histórico criminal e uma tentativa de assalto frustrada por ação rápida da PM, que deteve os suspeitos com apoio das câmeras de segurança e da Rondesp. Para o major Fernando, esses episódios reforçam a urgência de medidas integradas. “Segurança pública não se faz só com repressão. É preciso ação social, saúde, assistência. A operação de hoje representa esse novo modelo: união de forças para recuperar um espaço público fundamental para a cidade”, concluiu.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo