Uma passageira de 31 anos, natural de Tauá (CE), foi flagrada pela Receita Federal transportando ilegalmente 90 canetas de medicamentos para emagrecimento no Aeroporto Internacional de Salvador, na noite desta quarta-feira (4). Os produtos — 60 unidades de Synedica Retatrutide e 30 de Mounjaro — estavam presos ao corpo da mulher, que vinha de Bruxelas (Bélgica), com escala em Madrid e destino final em Fortaleza.
A apreensão foi possível graças a um alerta emitido pela equipe da Receita no aeroporto cearense, como parte de um trabalho de fiscalização conjunta entre unidades da instituição em todo o país. A carga foi avaliada em cerca de R$ 400 mil no mercado, embora a mulher tenha alegado ter pago R$ 50 mil.
O Retatrutide, considerado mais potente que o Mounjaro, ainda está em fase de testes e não tem liberação da Anvisa. Composto por três hormônios que ajudam no controle do apetite e na queima de gordura, o medicamento só deve ser autorizado no Brasil a partir de 2026.
A Receita lavrou um Termo de Retenção e encaminhou a passageira e os produtos à Polícia Federal, que investiga o caso como crime de contrabando.
A apreensão ocorreu um dia antes de a Polícia Civil prender dois líderes de uma quadrilha especializada em roubo desses mesmos medicamentos em farmácias de Salvador. As canetas, com alto valor e promessa de emagrecimento rápido, têm se tornado alvo frequente de criminosos.
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas