A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária passará a ser vermelha patamar 1 no mês de junho, o que implicará cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida representa um aumento na conta de luz em relação à bandeira amarela, atualmente em vigor.
A mudança atinge todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrange a maior parte do território brasileiro.
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis registradas em várias regiões do país. Em nota, a agência informou que a previsão é de redução na geração de energia hidrelétrica em junho, o que exigirá o acionamento de usinas termoelétricas, que têm custo mais elevado.
“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração”, afirmou a Aneel.
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas