A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) que a bandeira tarifária passará a ser vermelha patamar 1 no mês de junho, o que implicará cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida representa um aumento na conta de luz em relação à bandeira amarela, atualmente em vigor.
A mudança atinge todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrange a maior parte do território brasileiro.
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis registradas em várias regiões do país. Em nota, a agência informou que a previsão é de redução na geração de energia hidrelétrica em junho, o que exigirá o acionamento de usinas termoelétricas, que têm custo mais elevado.
“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração”, afirmou a Aneel.
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo