O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) vai lançar, na segunda quinzena de junho, um edital de processo simplificado para leilão de 19 aeroportos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste. Dentre os terminais mencionados na proposta, três são de cidades baianas: Guanambi (BA), Lençóis (BA) e Paulo Afonso (BA). A medida faz parte do programa Ampliar, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O detalhes foram apresentados, nesta terça-feira (27), às concessionárias de aeroportos.
O governo desistiu da ideia inicial de leiloar os pequenos terminais em blocos e a licitação será individual. Os 19 aeroportos estão localizados em onze estados e exigirão investimentos de R$ 1,35 bilhão, cerca de R$ 77 milhões por aeroporto em média. A previsão do governo é abrir as propostas em setembro e concluir os ajustes contratuais até o fim do ano.
O programa visa não apenas aliviar os estados e municípios das obrigações financeiras relacionadas à operação dos aeroportos, mas também promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões envolvidas. Aeroportos que não receberem propostas nesta rodada continuarão disponíveis para futuras licitações, assim como novos lotes que poderão ser oferecidos em etapas posteriores do programa. O MPor acredita que essa estratégia será fundamental para modernizar a infraestrutura aeroportuária e atrair investimentos necessários para melhorar os serviços prestados.
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo