Página de Notícias
Durante toda manhã desta segunda-feira (03) moradores da zona rural ocuparam o transbordo central em Feira de Santana.
Moradores dos Distrito de Maria Quitéria e Matinha das localidades de Carro Quebrado, Fazenda Morro, Jacú, Alecrim Miúdo, Candeia Grossa chegaram bem cedo e surpreenderam as autoridades com a interdição do Transbordo central, alegando falta do coletivo e o cumprimento firmado com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
José Cassiano/foto Carlos Valadares
Segundo José Cassiano morador da Fazenda Lagoa Grande reclama a desorganização do sistema faz com que os usuários não fiquem subordinado ao que a prefeitura quer, no caso de Maria Quitéria tem outras linhas que atendem, mas as outras localidades não tem como ser atendida por vans ou micro ônibus não aguentam são pequenos para a quantidade de passageiros.
“Do jeito que eles estão tratando nós do campo, o trabalhador rural é muita descriminação agente nem entra no terminal ficando do lado de fora”.
Os moradores alegam que neste final de semana feriado de ano novo não teve transporte em várias comunidades.
Foto Carlos Valadares/Transbordo central
Nota da Prefeitura.
As comunidades de Carro Quebrado, Candeia Grossa, Alecrim Miúdo e Jacu estão com o atendimento de transporte público normal. As linhas 50 - São José via Carro Quebrado e 52 - Candeia Grossa contemplam a região por meio de micro-ônibus do Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC).
A operação é reforçada com mais um micro-ônibus da concessionária São João. Outras duas linhas, operadas pela mesma empresa, a 123 - Fazenda São José via Fazenda Morro e 124 - Santa Quitéria via Adelba, contemplam estas localidades.
Como forma de minimizar os transtornos causados à população, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reprogramou, emergencialmente, o embarque e desembarque de passageiros para as imediações do transbordo, na avenida Olímpio Vital. Fiscais de transporte prestam orientações aos usuários.
Segundo o secretário Saulo Figueiredo, "os usuários destas localidades da zona rural também tem a opção de usarem o cartão eletrônico Via Feira nos micro-ônibus e, posteriormente, acessarem o Terminal Central por meio do benefício da integração temporal (de até duas horas) e embarcarem em outro ônibus do SIT ou do BRT com a mesma tarifa paga".
O titular da pasta reitera que a decisão de limitar a integração física ao transbordo se dá por razões técnicas e, desta forma, é possível remunerar esses trabalhadores do sistema alternativo que estão atuando.
"Fizemos todos os ajustes necessários ouvindo os representantes dessas comunidades, inclusive com registro em ata. Portanto, não é razoável cerca de 110 linhas de todo o sistema de transporte sejam afetadas devido ajustes em apenas duas linhas", pontua Saulo.
Dados do sistema de bilhetagem eletrônica já foram aferidos e mais de 95% dos itinerários e horários, determinados pelo poder público, foram cumpridos.
A manifestação foi suspensa após o Secretario Saulo Figueiredo se comprometer uma reunião com os moradores do Alecrim Miúdo no dia 11 deste mês.
por Carlos Valadares e informação da Ascom.
Aumento da passagem Tarifa de ônibus em Feira de Santana terá aumento de R$ 5,15 para R$ 5,40 a partir de novo decreto
bebidas destiladas Cidade baiana suspende venda de bebidas destiladas após morte e suspeita de metanol
Novo reajuste Teto do seguro-desemprego é ampliado após novo reajuste
Revogação de visto Governo Trump bate recorde com revogação de mais de 100 mil vistos
Malha aérea Seinfra amplia pista do aeroporto de Feira de Santana e projeta integração da cidade à malha aérea nacional
Acidente Acidente com carro de família mata criança de sete anos na BR-116 Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuva