Terça, 13 de Janeiro de 2026 13:14
75 98251-4963
Polícia Crimes em Feira

Polícia Militar registra redução de crimes em Feira de Santana, mas início de 2026 preocupa autoridades

O início de 2026 tem mostrado aumento em ocorrências em algumas localidades, principalmente no distrito de Humildes

13/01/2026 10h03
Por: Carlos Valadares
Foto/; Carlos Valadares
Foto/; Carlos Valadares

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne

Apesar da Polícia Militar da 67ª Companhia Independente (67ª CIPM) ter encerrado 2025 com redução significativa de crimes em quase todos os distritos de Feira de Santana, o início de 2026 tem mostrado aumento em ocorrências em algumas localidades, principalmente no distrito de Humildes, que registrou dois homicídios e um feminicídio já neste início de ano.

Em entrevista ao Página de Notícias, o comandante da 67ª CIPM, Major Reis, destacou que o ano passado terminou com queda de 17% nos índices de crimes violentos letais intencionais (CVLI), superando a meta da Secretaria de Segurança Pública, que era de 6%. Entre os oito distritos da cidade, apenas Matinha não apresentou redução nos índices. Humildes, por sua vez, teve redução de 30%, mas ainda exige atenção devido à sua estrutura complexa, próxima a duas rodovias federais, com intenso fluxo de pessoas e grande número de indústrias.

“Humildes tem status de cidade, mas ainda é um distrito. Nosso objetivo é manter a qualidade de um distrito pacífico, com menos ocorrências”, explicou o Major, ressaltando que o policiamento enfrenta desafios particulares, como crimes que ocorrem dentro de residências incluindo feminicídios , onde a polícia só pode agir em situações previstas por lei, como flagrante ou desastre.

O Major também comentou sobre a questão da segurança em eventos e no trânsito, citando a preocupação com motociclistas que circulam em alta velocidade e realizam manobras perigosas, fenômeno conhecido como “grau”. Ele destacou casos recentes em Serrinha, onde uma jovem perdeu a perna devido a acidente com motociclista adolescente, reforçando a necessidade de fiscalização e educação. “Temos realizado blitzes e apreendido motocicletas em várias localidades, incluindo Humildes, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira. Estamos fechando o cerco para garantir segurança à população”, afirmou.

O comandante também citou desafios estruturais do sistema de justiça, como audiências de custódia que liberam reincidentes, e presídios que não cumprem plenamente a função de ressocialização, o que aumenta a reincidência criminal. Mesmo assim, ele reforçou que a Polícia Militar cumpre seu papel, atuando diariamente para reduzir crimes e proteger a população.

“Nosso objetivo em 2026 é manter a paz e reduzir ainda mais as ocorrências, mesmo diante de eventos desfavoráveis”, concluiu Major Reis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.