O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou, neste domingo (15), que Renato Rabelo, considerado um dos principais líderes da história do partido, morreu nesta data. Ele tinha 83 anos e enfrentava um câncer a anos, mas que recentemente a doença tinha evoluído.
Renato foi presidente da sigla entre os anos de 2001 e 2015, porém, foi militante do partido por mais de seis décadas. Médico de formação, foi ativo em movimentos estudantis, tendo ocupado o cargo de presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante a ditadura militar.
Ainda no regime militar, Rabelo militou ativamente contra a ditadura e precisou viver em exílio durante um período.
“Renato, destacou-se na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e marcante candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, jornada que seria vitoriosa com a eleição de Lula em 2002”, disse a nota do PCdoB.
“Já à frente do PCdoB, sucedendo João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes da participação dos comunistas em governos de coalização no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, do Ministério do governo da República”, completou.
Após a confirmação da morte do militante político, o presidente Lula (PT) se manifestou sobre e emitiu um comunicado nas redes sociais. “A democracia brasileira perdeu hoje um de seus maiores nomes, o meu querido companheiro Renato Rabelo. Dirigente histórico do PCdoB, trilhamos, lado a lado, alguns dos momentos mais importantes de nossa história”, escreveu Lula.
“Estivemos juntos nas greves do ABC, nas Diretas Já e nas campanhas presidenciais a que concorri. A visão estratégica de Renato Rabelo e sua capacidade de reunir as forças políticas em prol da soberania e justiça social seguirão, sempre, ajudando a guiar o caminho daqueles que querem construir um Brasil melhor para todas e todos. Aos seus amigos, familiares e companheiros, deixo meu carinhoso abraço”, concluiu o petista.
Bahia Forte esquema de segurança de Lula no Campo Grande restringe área de circulação na praça
fluxo de atendimento Reunião com médicos plantonistas discute informatização e fluxo de atendimento em Antônio Cardoso
gravação Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina em reunião sobre caso Master
'página virada' PT adota estratégia de tratar caso Coronel como 'página virada'
Santo Estevão Tiago Dias destaca avanços da gestão e garante São João ainda melhor em Santo Estevão
Angelo Coronel Em Santo Estevão, Angelo Coronel prestigia prefeito Tiago Dias e confirma saída definitiva da base governista Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 36°
Chuvas esparsas