Segunda, 16 de Fevereiro de 2026 11:54
75 98251-4963
Política Renato Rabelo

Morre Renato Rabelo, um dos principais líderes do PCdoB

Rabelo enfrentava um câncer que havia evoluído nos últimos dias

16/02/2026 09h38
Por: Carlos Valadares
Foto:Divulgação/PCdoB
Foto:Divulgação/PCdoB

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou, neste domingo (15), que Renato Rabelo, considerado um dos principais líderes da história do partido, morreu nesta data. Ele tinha 83 anos e enfrentava um câncer a anos, mas que recentemente a doença tinha evoluído.

Renato foi presidente da sigla entre os anos de 2001 e 2015, porém, foi militante do partido por mais de seis décadas. Médico de formação, foi ativo em movimentos estudantis, tendo ocupado o cargo de  presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante a ditadura militar.

Ainda no regime militar, Rabelo militou ativamente contra a ditadura e precisou viver em exílio durante um período. 

“Renato, destacou-se na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e marcante candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, jornada que seria vitoriosa com a eleição de Lula em 2002”, disse a nota do PCdoB.

“Já à frente do PCdoB, sucedendo João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes da participação dos comunistas em governos de coalização no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, do Ministério do governo da República”, completou.

Após a confirmação da morte do militante político, o presidente Lula (PT) se manifestou sobre e emitiu um comunicado nas redes sociais.  “A democracia brasileira perdeu hoje um de seus maiores nomes, o meu querido companheiro Renato Rabelo. Dirigente histórico do PCdoB, trilhamos, lado a lado, alguns dos momentos mais importantes de nossa história”, escreveu Lula.

“Estivemos juntos nas greves do ABC, nas Diretas Já e nas campanhas presidenciais a que concorri. A visão estratégica de Renato Rabelo e sua capacidade de reunir as forças políticas em prol da soberania e justiça social seguirão, sempre, ajudando a guiar o caminho daqueles que querem construir um Brasil melhor para todas e todos. Aos seus amigos, familiares e companheiros, deixo meu carinhoso abraço”, concluiu o petista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.