A Operação Recôncavo, deflagrada na manhã desta quarta-feira (10) por forças integradas da segurança pública do Estado, cumpriu mais de 30 mandados judiciais para desarticular uma organização criminosa atuante no distrito de Nagé, em Maragogipe, e em municípios do entorno. As investigações da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) têm como foco suspeitos envolvidos em homicídios, tráfico de drogas, sequestros e casos de tortura registrados no Recôncavo baiano. Na operação, até o momento, três homens foram presos e três resistiram à abordagem policial; eles foram atingidos e encaminhados ao atendimento médico, porém não resistiram aos ferimentos.
Durante as buscas, as equipes apreenderam três fuzis calibre 5,56 com carregadores e 118 munições do mesmo calibre, uma carabina calibre .40, uma pistola 9 mm, uma submetralhadora 9 mm, carregadores de fuzil e de pistolas 9 mm, 130 munições calibre 9 mm, uma granada, 1,5 quilo de maconha, 800 gramas de cocaína, 41 pedras de crack, porções de entorpecentes diversificados, 14 aparelhos celulares, duas motocicletas, roupas camufladas, além de uma espada e uma machadinha, instrumentos apontados nas investigações como utilizados em decapitações e demais crimes violentos atribuídos ao grupo.
A Operação Recôncavo conta com mais de 200 policiais da 4ª Coorpin/Santo Antônio de Jesus, com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste), de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Leste) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Também participam unidades especializadas e operacionais da Polícia Militar da região, como a CIPE Litoral Norte e Recôncavo, as 27ª e 85ª Companhias Independentes da Polícia Militar, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e o Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizam perícias com uma base móvel no local das ações.
A ação integrada permanece em andamento, com novas diligências sendo realizadas para a completa identificação e desarticulação da organização criminosa. As equipes seguem em campo para identificar outros envolvidos, aprofundar a análise dos materiais apreendidos e consolidar provas sobre os crimes investigados, reforçando o enfrentamento às organizações criminosas no interior da Bahia.
Homicídio Técnico em manutenção é morto a tiros no bairro Mangabeira no interior da Bahia
Lavagem Duas mulheres são presas por lavagem de dinheiro em Feira de Santana
PMBA se manifesta PMBA se manifesta após prisão de capitão em Megaoperação
Preso Acusado de matar mulher trans em Luiz Eduardo Magalhães é preso em Serrinha
fraudes bancárias Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias envolvendo biometria de idosos
Megaoperação Megaoperação prende 39 suspeitos por tráfico, lavagem de dinheiro e disputa de territórios Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado