A Polícia Civil da Bahia registrou no mês de novembro, encerrado no último domingo (30), o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos. Megaoperações com asfixiamento financeiro das facções e reforço do patrulhamento resultaram na queda das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
Em números absolutos foram contabilizadas 273 mortes violentas no mês de novembro de 2025. Na comparação com o mesmo período do ano passado, que teve 379 casos registrados, a redução foi de 28%.
“A dedicação incansável de todos os homens e mulheres das Forças Policiais da Bahia resultou neste expressivo índice de diminuição dos crimes graves contra a vida”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Segundo Werner, em 2023 a redução das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 6%. Em 2024 a Polícia Civil registrou diminuição de 8,2%.
“Sabemos do desafio e contamos com o total apoio do governador Jerônimo Rodrigues [PT]. Seis mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos e na próxima sexta [5 de dezembro], a Bahia ganhará mais 2.000 PMs”, disse Werner.
“Além do patrulhamento ostensivo, fortalecemos a Criminalística com a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica e, em 2026, realizaremos um novo concurso para a Polícia Civil, com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores”, concluiu o secretário.
Operação Anátema Operação Anátema: fase 2 deixa seis presos na Bahia e em outros estados
Aves silvestres Aves silvestres são resgatadas durante operação contra tráfico na Bahia
Elucidado Polícia Civil prende autor de homicídio que vitimou adolescente no bairro Papagaio, em Feira de Santana
Homicídio Jovem é assassinado após deixar primo em casa no Novo Horizonte
Maus-trato Casal é preso após morte de bebê de 2 meses na UPA da Queimadinha
Defesa “Não há indícios de crime”, afirma defesa de Oyama Figueiredo Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado