A Polícia Federal (PF) defalgrou, nesta segunda-feira (3), a Operação Anilha Fria para combater o tráfico de animais silvestres e a falsificação de anilhas usadas no Sistema de Controle e Monitoramento da Criação Amadora de Pássaros (Sispass). A ação, com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), conseguiu resgatar 32 aves em Salvador.
A investigação começou após a apreensão de anilhas falsificadas enviadas pelos Correios para uso em aves traficadas. Os artefatos, destinados a identificar pássaros criados legalmente, eram adulterados para disfarçar a origem ilegal dos animais.
As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Inema, onde passam por avaliação veterinária e reabilitação, com possibilidade de retorno à natureza.
O Sispass, gerido por Ibama e ICMBio, controla o registro de criadores e aves silvestres. A falsificação das anilhas é usada por traficantes para legalizar plantéis irregulares. Os suspeitos poderão responder por tráfico, maus-tratos, receptação e falsificação de selo público.
Contestação Família nega envolvimento de adolescente com facção e pede justiça: “Meu irmão era trabalhador e sonhava ser vaqueiro”
Suspeito de tráfico Suspeito de tráfico é preso em flagrante com cocaína em Juazeiro
Apreensão Polícia Federal realiza incineração de 2,5t de drogas em Salvador
Homicídio Adolescente de 15 anos é morto a tiros em terreno baldio em Feira de Santana
Operação Worms 2 Polícia Federal deflagra operação contra fraudes bancárias e lavagem de dinheiro na Bahia
Ameaça Homem é preso na Bahia suspeito de ameaçar ex-companheira e maltratar filho de 2 anos Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo