A Polícia Federal (PF) defalgrou, nesta segunda-feira (3), a Operação Anilha Fria para combater o tráfico de animais silvestres e a falsificação de anilhas usadas no Sistema de Controle e Monitoramento da Criação Amadora de Pássaros (Sispass). A ação, com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), conseguiu resgatar 32 aves em Salvador.
A investigação começou após a apreensão de anilhas falsificadas enviadas pelos Correios para uso em aves traficadas. Os artefatos, destinados a identificar pássaros criados legalmente, eram adulterados para disfarçar a origem ilegal dos animais.
As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Inema, onde passam por avaliação veterinária e reabilitação, com possibilidade de retorno à natureza.
O Sispass, gerido por Ibama e ICMBio, controla o registro de criadores e aves silvestres. A falsificação das anilhas é usada por traficantes para legalizar plantéis irregulares. Os suspeitos poderão responder por tráfico, maus-tratos, receptação e falsificação de selo público.
Natal Solidário Polícia Civil realiza campanha Natal Solidário em Feira de Santana
Carga recuperada Operação Corsário 116 recupera carga roubada avaliada em R$ 150 mil e prende suspeito em Poções
Força Total Durante a Operação Força Total, PM apreende caça-níqueis e conduz mulher à delegacia em Feira
Segurança pública Prefeitura e Governo da Bahia firmam convênio para integrar videomonitoramento em Feira de Santana
Homicídio Jovem de 15 anos é morto a tiros no distrito de Humildes
Bahia Operação da Polícia Federal apura fraude contra o INSS em Ipecaetá Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 32°
Chuvas esparsas