A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (30) uma grande operação contra um grupo criminoso suspeito de desviar R$ 813 milhões de empresas ligadas ao sistema PIX, do Banco Central (BC). A ação, que ocorreu simultaneamente em diversos estados, incluindo a Bahia, cumpriu 26 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, o ataque cibernético, registrado em julho deste ano, atingiu pelo menos seis instituições financeiras, mas não comprometeu contas nem dados de clientes. A operação contou com o apoio da Interpol e de autoridades da Espanha, Argentina e Portugal, resultando na prisão de 17 suspeitos, sendo 11 no Brasil e seis no exterior.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de R$ 640 milhões em bens dos investigados, que responderão pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, lavagem de dinheiro e furto mediante fraude eletrônica.
As investigações começaram após a empresa C&M Software, prestadora de serviços ao Banco Central, relatar um ataque a suas infraestruturas digitais. Segundo a PF, os criminosos utilizaram credenciais de clientes para acessar ilegalmente contas de reserva de instituições financeiras, usadas pelos bancos para movimentações internas e operações com o próprio BC.
Preso em Feira d Suspeito de matar ‘Rainha da Cavalgada’ é preso em Feira de Santana
Sem Descanso Polícia Civil deflagra Operação Sem Descanso em Anguera e Serra Preta
Legítima defesa Laudo aponta que PMs mataram criança de 4 anos em legítima defesa; entenda
Abuso Babá é presa após abusar sexualmente de criança de 3 anos em Feira de Santana
Invasão Homem morre após invadir casa de prefeita na cidade de Mundo Novo, interior da Bahia
Apreensão Polícia Civil prende suspeito de homicídio e apreende adolescente foragido em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva