O Senado Federal aprovou, na terça-feira (7), a transferência da capital do Brasil de Brasília para Belém, no Pará, em novembro. A transferência acontece de forma simbólica, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece entre os dias 11 à 21 de novembro.
O projeto, de autoria da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), agora vai à sanção do presidente Lula (PT). O texto prevê ainda que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se instalem na capital paraense, onde deverão conduzir atividades normais das entidades durante o período estabelecido.
Assim, todos os projetos apresentados e sancionados pelos três poderes serão registrados com o selo “ocorridos em Belém”.
“É um compromisso do Brasil com a agenda climática e o desenvolvimento sustentável. Transferir a capital para Belém é uma forma de colocar a região amazônica no centro das decisões políticas globais”, disse Salabert, na justificativa do projeto.
A parlamentar ainda aponta a apontou que o artigo 48 da Constituição Federal, que atribui a decisão do Congresso nacional a aprovação dessa transferência simbólica. “Essa medida demonstraria o compromisso do Governo e do Parlamento brasileiro com as questões ambientais e a necessidade de encontrar soluções efetivas para um problema que afeta todo o planeta, integrando-se aos esforços internacionais para promover um futuro sustentável”.
Essa não será a primeira vez que a capital do Brasil é transferida para outra cidade. Em 1992, durante outra Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, também chamada de Rio-92, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro.
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval
Escolas públicas Cerca de 70% das escolas públicas brasileiras possuem acesso a internet, diz ministro
Instabilidade Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026 Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado