O Senado Federal aprovou, na terça-feira (7), a transferência da capital do Brasil de Brasília para Belém, no Pará, em novembro. A transferência acontece de forma simbólica, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece entre os dias 11 à 21 de novembro.
O projeto, de autoria da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), agora vai à sanção do presidente Lula (PT). O texto prevê ainda que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se instalem na capital paraense, onde deverão conduzir atividades normais das entidades durante o período estabelecido.
Assim, todos os projetos apresentados e sancionados pelos três poderes serão registrados com o selo “ocorridos em Belém”.
“É um compromisso do Brasil com a agenda climática e o desenvolvimento sustentável. Transferir a capital para Belém é uma forma de colocar a região amazônica no centro das decisões políticas globais”, disse Salabert, na justificativa do projeto.
A parlamentar ainda aponta a apontou que o artigo 48 da Constituição Federal, que atribui a decisão do Congresso nacional a aprovação dessa transferência simbólica. “Essa medida demonstraria o compromisso do Governo e do Parlamento brasileiro com as questões ambientais e a necessidade de encontrar soluções efetivas para um problema que afeta todo o planeta, integrando-se aos esforços internacionais para promover um futuro sustentável”.
Essa não será a primeira vez que a capital do Brasil é transferida para outra cidade. Em 1992, durante outra Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, também chamada de Rio-92, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro.
Mega-Sena Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta
cooperação acadêmica Reitora da Uefs participa de missão institucional à China para fortalecer cooperação acadêmica
Cursos de férias Funceb abre convocatória para cursos de férias da Escola de Dança
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025 Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo