Quinta, 02 de Outubro de 2025 13:36
75 98251-4963
Geral Denuncia

Pai de 74 anos denuncia que é ameaçado de morte pela filha e vive sem móveis após briga por herança

O idoso alega que há uma disputa relacionada à herança da família

02/10/2025 11h20 Atualizada há 2 horas
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Augusto Florentino de Jesus, de 74 anos, morador da Fazenda Saco do Capitão, no distrito de Maria Quitéria, afirma estar sendo ameaçado de morte por sua filha, Guiomar Cerqueira Neta, desde o ano de 2021. De acordo com o idoso, os conflitos familiares se intensificaram após o falecimento de sua esposa, há cerca de quatro anos.

Segundo o relato, Guiomar teria tomado posse da casa onde ele morava e retirado todos os seus pertences do imóvel. “Pegou minhas coisas dentro de casa, jogou tudo no mato. Eu fui pra casa dessa filha, que agora não tem onde ficar. Depois de seis meses, levaram o móvel, sofá, cama, tudo, jogaram lá no varandado”, relatou.

Augusto afirma que, desde então, está em situação de vulnerabilidade. Atualmente, dorme em uma cama doada por outra filha e diz contar apenas com o apoio de dois dos seus sete filhos. “Os outros, nenhum vale nada”, disse.

Ainda segundo ele, as ameaças de morte têm sido constantes. “Ela já ameaçou de morte umas três ou quatro vezes. Estou ameaçado de morte. Todo dia”, declarou. Augusto diz que já procurou a delegacia local para registrar queixa e que sua filha chegou a ser chamada para depor. “O delegado veio aí, ele foi lá, botou ela pra fora, ela tornou, recorreu, entrou pra dentro de casa de novo”, afirmou.

O idoso alega que há uma disputa relacionada à herança da família. Segundo ele, Guiomar teria feito um documento falso com o objetivo de tomar posse dos bens. “Ela quer se apoderar de tudo. Mas a herança não é pós-morte? Ela quer é agora”, afirmou.

Augusto também afirma que a filha já tentou mandá-lo prender em duas ocasiões. “Ela já mandou a polícia me pegar duas vezes. Não me pegaram porque eu não estava em casa. Disse que era pra me prender, botar no presídio”, relatou.

O idoso diz que, apesar de ter casa, está dormindo em imóveis de familiares e vivendo em constante medo. “Andando, dormindo por casa dos outros, por casa dessa filha. E ela me ameaçando de morte todo dia.”

Segundo ele, Guiomar teria o apoio de outras pessoas. “Ela tem as colegas que ajudam ela também. As irmãs. Todas têm casa e dizem que não têm”, disse.

Augusto afirma que deseja manter seus bens e não pretende fazer divisão enquanto estiver vivo. “Eles querem tomar tudo logo. E eu não dou. Não dou de jeito nenhum”, disse.

Em seu apelo final, o idoso pede que providências sejam tomadas. “Vamos esperar que justiça seja feita. Vamos pedir a Deus”, concluiu.

Com informações: Carlos Valadares 

Por: Mayara Nailanne

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.