O advogado do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), Gamil Föppel, pediu nesta quarta-feira (8), durante sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que o decreto de prisão determinado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra seu cliente seja suspenso.
"Neste momento, essa CCJ vai exercer uma das funções que lhe são anômalas, que é a função de julgar. E eu tenho certeza, considerando a tradição de acertos desta Casa, que outra alternativa não restará, se não determinar a suspensão deste teratológico e anormal decreto de prisão", afirmou o advogado em sua fala durante a sessão.
Binho Galinha está preso desde sexta-feira (3), quando se entregou ao MP-BA em Feira de Santana, após ter passado mais de 24 horas como foragido por não ter sido encontrado pelos agentes policiais que conduziam a operação Estado Anômico, que possuía entre diversos mandados, o de encarceramento do parlamentar.
O deputado é acusado de liderar uma organização criminosa e é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, obstrução da Justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.
Föppel definiu o decreto que levou à prisão de Binho Galinha como um "estupro hermenêutico" e solicitou aos membros da Comissão que apresentem seus pareceres sobre o caso "o quanto antes". "O tempo é diferente para quem está preso. A noção de tempo para quem está na cadeia é completamente diferente para aqueles que estão do lado de fora", afirmou o advogado.
A sessão extraordinária desta quarta, que conta com a presença de Föppel, reúne a CCJ da ALBA para debater justamente a decisão judicial que envolve a prisão de Binho Galinha.
Perda de patente STM dá prazo para Bolsonaro se defender em processo por perda de patente
doação de sangue Vereador Albino Brandão propõe conversão de multas leves em doação de sangue
Prisão domiciliar Carlos Bolsonaro anuncia novo pedido de prisão domiciliar para o pai
Donald Trump Lula afirma que ‘não é doido’ de brigar com Donald Trump
ACM Neto em Feira ACM Neto visita distrito de Humildes, em Feira de Santana, e fala sobre cenário político nacional e alianças na Bahia
Quilombola de Tócos Comunidade quilombola de Tócos celebra trajetória de Mestre Satú e Mestra Tonha em rito público de salvaguarda Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado