A partir desta segunda-feira (1º) entra em vigor o Pix Parcelado, nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). A ferramenta permitirá que consumidores dividam compras em duas ou mais parcelas, enquanto o comerciante recebe o valor integral no ato da transação.
De acordo com o BC, o objetivo é estimular o uso do Pix no varejo, especialmente em compras de maior valor, além de ampliar o acesso ao crédito para pessoas que não têm cartão ou outras modalidades disponíveis. O recurso também poderá ser usado em transferências.
Nesse modelo, a instituição financeira do pagador é quem oferece o crédito. Em caso de atraso no pagamento, caberá ao banco aplicar juros e encargos conforme o perfil do cliente. O BC avalia que a padronização do serviço será essencial para evitar abusos e permitir que consumidores comparem condições entre diferentes instituições.
A regulamentação em elaboração também prevê mecanismos de proteção ao consumidor, como regras de transparência nas taxas e o direito de arrependimento em até sete dias para compras feitas online.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado