A partir desta segunda-feira (1º) entra em vigor o Pix Parcelado, nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). A ferramenta permitirá que consumidores dividam compras em duas ou mais parcelas, enquanto o comerciante recebe o valor integral no ato da transação.
De acordo com o BC, o objetivo é estimular o uso do Pix no varejo, especialmente em compras de maior valor, além de ampliar o acesso ao crédito para pessoas que não têm cartão ou outras modalidades disponíveis. O recurso também poderá ser usado em transferências.
Nesse modelo, a instituição financeira do pagador é quem oferece o crédito. Em caso de atraso no pagamento, caberá ao banco aplicar juros e encargos conforme o perfil do cliente. O BC avalia que a padronização do serviço será essencial para evitar abusos e permitir que consumidores comparem condições entre diferentes instituições.
A regulamentação em elaboração também prevê mecanismos de proteção ao consumidor, como regras de transparência nas taxas e o direito de arrependimento em até sete dias para compras feitas online.
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Fundo Municipal Prefeitura cria Conselho e Fundo Municipal de Segurança Pública em Feira de Santana
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo