Teve início nesta segunda-feira (21) em Feira de Santana um Mutirão de Conciliação Fiscal voltado para cidadãos que possuem débitos com o município. A ação é realizada pela Prefeitura em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e conta com apoio de instituições como a Faculdade Nobre (FAN), Colégio Nobre e outros órgãos da administração municipal.
O procurador geral do município, Guga Leal, explica que o objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, principalmente relacionadas ao IPTU, que é o débito mais comum entre os contribuintes.
Foto: Carlos Valadares
"É uma grande oportunidade para quem está negativado no SPC, Serasa ou até mesmo respondendo a processos judiciais. As pessoas podem negociar suas dívidas com isenção de juros, multas, honorários, e ainda parcelar em até 36 vezes", destaca.
Segundo o procurador, não há valor mínimo para participação no mutirão. Qualquer cidadão com débito junto à Prefeitura pode buscar atendimento, independentemente do montante da dívida.
Além da regularização fiscal, a ação envolve uma força-tarefa de diferentes setores da administração municipal. Estão presentes equipes da Secretaria da Fazenda, com auditores fiscais e o subsecretário Luiz Carlos; da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), oferecendo serviços do Cadastro Único; da Secretaria de Saúde, com vacinação e testagens de glicemia; da Secretaria de Administração e da Secretaria de Governo, representada pelo secretário Neto Bahia.
O mutirão acontece na Avenida Maria Quitéria, no espaço da Faculdade Nobre, e segue até sexta-feira, 25 de julho, com atendimento das 9h às 17h, inclusive no horário de almoço.
“A regularização é importante não apenas para evitar sanções legais, mas também para que o cidadão possa voltar a comprar no comércio, vender imóveis, adquirir bens como carros e casas, e ter sua vida financeira restabelecida”, afirma Guga Leal.
Outro ponto importante destacado pelo procurador é que, ao realizar o pagamento da primeira parcela, o nome do devedor já é retirado dos cadastros de inadimplência (SPC/Serasa). Caso o contribuinte volte a atrasar os pagamentos, poderá ser novamente incluído nas listas de restrição.
A Prefeitura reforça o apelo à população para que aproveite a iniciativa, que representa uma chance concreta de reorganizar sua vida financeira e ficar em dia com o município.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva