A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana realizou nesta quarta-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura, a posse oficial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Condema). A cerimônia contou com a presença da secretária da pasta, Jaciara Costa, que destacou a importância do conselho para a construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
“Hoje é um dia muito especial para nós. Já havíamos empossado, no dia 5 de março, os representantes governamentais. Agora, finalizamos esse processo com a posse dos representantes da sociedade civil, além de realizarmos a posse geral de todos os membros”, afirmou a secretária.
Crédito: Carlos Valadares
O Condema é um órgão com funções deliberativas, consultivas e participativas, criado para cooperar com a gestão ambiental do município. De acordo com Jaciara, o conselho será um espaço para o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, com foco em ações sustentáveis. “Ele vem para ajustar, ajudar e cooperar com a gestão das ações ambientais. É uma ferramenta fundamental para decisões pautadas no bom senso e na participação coletiva”, explicou.
Processo de escolha dos conselheiros
Segundo a secretária, a escolha dos conselheiros seguiu os critérios estabelecidos por lei, com etapas distintas para os representantes governamentais e da sociedade civil. “As secretarias que integram o conselho indicaram seus representantes. Já para os membros da sociedade civil, organizamos uma comissão eleitoral formada por entidades governamentais, que conduziu o processo de eleição realizado em duas etapas: nos dias 7 e 14 de junho”, detalhou.
O chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Cadmiel, assumiu interinamente a função de secretário executivo do conselho. “Parabenizo toda a equipe liderada por Cadmiel, que conduziu o processo de forma tranquila e transparente”, disse Jaciara.
Importância do Condema para a cidade
A secretária também ressaltou o papel estratégico do conselho no acompanhamento de projetos e empreendimentos com potencial impacto ambiental. “Temos muitas demandas, especialmente na área de educação ambiental, que precisam ser validadas e discutidas com responsabilidade. A atuação do Condema será fundamental nesse processo”, afirmou.
Jaciara enfatizou ainda a importância de unir desenvolvimento econômico com preservação ambiental. “Ações ambientais precisam de muito cuidado, precisam conectar crescimento com conservação. Muitos empreendimentos para se instalarem no município dependem da análise do conselho. E decisões tomadas com coerência, em conjunto, são sempre mais fortes”, concluiu.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas