Em meio à crise diplomática provocada pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o governo Lula deu início a uma campanha publicitária com o lema “Brasil soberano”, que será veiculada a partir deste domingo (13). A peça institucional reforça a ideia de independência nacional e responde diretamente ao gesto do presidente norte-americano, Donald Trump.
Com frases como “um país soberano protege seu povo e sua democracia” e “não baixa a cabeça para outros países”, a campanha marca uma ofensiva do Palácio do Planalto para afirmar sua posição diante do episódio. Em inglês, o vídeo traz também a mensagem: “Don’t mess with my Brazil” (“Não mexa com o meu Brasil”).
A ação do governo ocorre paralelamente à mudança de discurso de líderes de oposição, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passou a pregar a união nacional para enfrentar os impactos econômicos do tarifaço.
Nos bastidores, a campanha também é vista como uma forma de isolar politicamente a família Bolsonaro, que passou a condicionar o recuo de Trump à aprovação de uma anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, medida que beneficiaria diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo