Em meio à crise diplomática provocada pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o governo Lula deu início a uma campanha publicitária com o lema “Brasil soberano”, que será veiculada a partir deste domingo (13). A peça institucional reforça a ideia de independência nacional e responde diretamente ao gesto do presidente norte-americano, Donald Trump.
Com frases como “um país soberano protege seu povo e sua democracia” e “não baixa a cabeça para outros países”, a campanha marca uma ofensiva do Palácio do Planalto para afirmar sua posição diante do episódio. Em inglês, o vídeo traz também a mensagem: “Don’t mess with my Brazil” (“Não mexa com o meu Brasil”).
A ação do governo ocorre paralelamente à mudança de discurso de líderes de oposição, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passou a pregar a união nacional para enfrentar os impactos econômicos do tarifaço.
Nos bastidores, a campanha também é vista como uma forma de isolar politicamente a família Bolsonaro, que passou a condicionar o recuo de Trump à aprovação de uma anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, medida que beneficiaria diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas