A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes de polpa de frutas, champignon e molho de alho, além da proibição total da comercialização de um azeite extravirgem, após a identificação de irregularidades sanitárias. As medidas constam em resolução publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União (DOU).
A decisão mais severa atinge o azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos, que teve venda, fabricação, importação, propaganda e uso proibidos em todo o país. Segundo a Anvisa, o produto tem origem desconhecida e apresentou resultados insatisfatórios em testes físico-químicos e de rotulagem, descumprindo normas sanitárias.
Já o lote 09437-181 da polpa de morango da marca De Marchi, com validade até 1º de novembro de 2026, será recolhido após a detecção de “matérias estranhas” em laudo do Lacen de Santa Catarina.
O champignon inteiro em conserva da marca Imperador, produzido pela Indústria e Comércio Nobre, também teve o lote 241023CHI (validade até outubro de 2026) retirado do mercado. A análise do Lacen do Distrito Federal apontou quantidade de dióxido de enxofre acima do permitido.
O mesmo problema foi encontrado no molho de alho da marca Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos. O lote 29, com validade até janeiro de 2026, será recolhido por exceder o limite da substância, que pode causar reações adversas em pessoas sensíveis.
A Anvisa orienta consumidores que compraram os produtos a interromperem o uso e procurarem os canais de atendimento das empresas para devolução ou esclarecimentos.
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas