Feira de Santana sedia nesta segunda-feira (7) a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O evento reúne representantes do Portal do Sertão, Litoral Norte, Agreste Baiano e Cisal, no Colégio Estadual de Tempo Integral, das 8h às 18h.
Após 12 anos da última edição, a conferência volta a acontecer com o objetivo de debater e aprovar diretrizes para as políticas públicas voltadas à equidade racial na Bahia. A secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou a importância da escuta ativa da sociedade civil e da participação de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e movimentos antirracistas.
Ela também reforçou avanços como o Estatuto Estadual da Igualdade Racial, a criação da DECRIM e o Centro de Referência Nelson Mandela. "As ações precisam ser municipalizadas, pois é nos municípios que o povo enfrenta as desigualdades", afirmou.
A chefe da Divisão de Promoção da Igualdade Racial de Feira, Faraildes Ribeiro, chamou atenção para o alto número de denúncias de racismo na cidade. “Nosso foco é combater o preconceito, inclusive o racismo estrutural. Denunciar é essencial.”
Representante dos povos de terreiro, Jaciara Alves dos Santos destacou a necessidade de efetivar leis como a 10.639 e defendeu mais espaço e respeito às religiões de matriz africana: “Queremos equidade e valorização da nossa identidade.”
Com informações: Carlos Valaadres
Por: Mayara Nailanne
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas