A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, está convocando os contemplados e inscritos no cadastro de reserva do programa Minha Casa Minha Vida para entrega de documentação obrigatória. Ao todo, 1.961 imóveis estão em construção no município e, nesta nova etapa, os beneficiários precisam comprovar todas as informações fornecidas no ato da inscrição.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Valdivan Menezes, a convocação já foi publicada em edital no Diário Oficial do Município, com o nome dos selecionados, o residencial ao qual estão vinculados, além da data e horário específicos para comparecimento à Secretaria."Essa é a fase em que as pessoas precisam comprovar agora as informações que deram no momento da inscrição. Chamamos os titulares e mais 30% de nomes do cadastro de reserva”, explicou o secretário.
Foto: Carlos Valadares
Para garantir a habilitação no programa, é necessário apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço e, no caso de pessoas casadas, a certidão de casamento e os documentos do cônjuge. Também são exigidos:
Folha resumo do CadÚnico
Documentação dos filhos, caso tenha declarado dependentes
Laudo médico para quem declarou deficiência, doença rara ou câncer
Laudo da Defesa Civil para quem reside em áreas de risco, como alagamentos
“Tudo aquilo que foi informado precisa ser comprovado. Quem não apresentar os documentos compatíveis será desclassificado”, alertou Valdivan.
Após a entrega, a equipe técnica da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Desenvolvimento Social fará uma nova avaliação das informações. Posteriormente, será realizada uma visita social domiciliar para confirmar a situação declarada. Só então os dados seguem para análise da Caixa Econômica Federal, que também fará sua própria triagem.
“É um processo mais rigoroso, sim. O programa foi relançado em 2023 com uma nova legislação, e estamos adotando critérios mais rígidos para garantir que os imóveis cheguem a quem realmente precisa”, pontuou o secretário.
Prazo e possibilidade de reapresentação
Os convocados têm dez dias corridos para comparecer à Secretaria, conforme o edital. Em caso de impossibilidade no dia e horário previstos, é possível justificar e entregar os documentos dentro desse prazo.
Expectativa e emoção
Entre os convocados está Adriana Cardoso, selecionada para o Residencial Copo Limpo. Moradora de uma área de risco na região da Lagoa, ela relata alívio e gratidão:
“A minha casa fica numa área de muito risco, com muitos insetos, e quando chove alaga. Agora, é só esperar para confirmar a documentação e aguardar o grande dia de receber a chave”, contou emocionada.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo limpo