O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, sancionou nesta quinta-feira (3), no Paço Municipal Maria Quitéria, duas leis voltadas à educação municipal: uma que atualiza as regras para escolha de diretores e vice-diretores escolares e outra que reajusta gratificações para cargos de gestão e coordenação pedagógica.
As mudanças visam fortalecer a gestão das escolas e melhorar os índices educacionais, como o IDEB. A escolha dos gestores será feita por consulta pública com critérios técnicos e metas de desempenho. “Não tira o direito da comunidade de participar, mas agora exige preparo técnico para assumir o cargo”, destacou o prefeito.
A nova lei também reajusta as gratificações, que em alguns casos poderão dobrar de valor. Mais de 500 profissionais serão beneficiados após a realização da consulta, prevista para ocorrer até outubro.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que a última eleição para diretores ocorreu em 2017 e que a proposta atual garante mais transparência e qualificação. “É uma legislação moderna que aproxima a comunidade escolar da gestão”, disse.
A diretora da rede municipal, Lívia Moura, comemorou a medida: “É o reconhecimento de uma luta antiga dos gestores. Ainda há muito a conquistar, mas hoje é um dia de vitória para a educação”.
Além disso, o prefeito anunciou a contratação de 500 cuidadores para alunos com deficiência e lembrou que mais de 380 professores já foram nomeados este ano. Sobre os precatórios do Fundef, afirmou que a prefeitura retomará o processo de chamamento para instituições interessadas em antecipar os recursos.
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo