O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, sancionou nesta quinta-feira (3), no Paço Municipal Maria Quitéria, duas leis voltadas à educação municipal: uma que atualiza as regras para escolha de diretores e vice-diretores escolares e outra que reajusta gratificações para cargos de gestão e coordenação pedagógica.
As mudanças visam fortalecer a gestão das escolas e melhorar os índices educacionais, como o IDEB. A escolha dos gestores será feita por consulta pública com critérios técnicos e metas de desempenho. “Não tira o direito da comunidade de participar, mas agora exige preparo técnico para assumir o cargo”, destacou o prefeito.
A nova lei também reajusta as gratificações, que em alguns casos poderão dobrar de valor. Mais de 500 profissionais serão beneficiados após a realização da consulta, prevista para ocorrer até outubro.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que a última eleição para diretores ocorreu em 2017 e que a proposta atual garante mais transparência e qualificação. “É uma legislação moderna que aproxima a comunidade escolar da gestão”, disse.
A diretora da rede municipal, Lívia Moura, comemorou a medida: “É o reconhecimento de uma luta antiga dos gestores. Ainda há muito a conquistar, mas hoje é um dia de vitória para a educação”.
Além disso, o prefeito anunciou a contratação de 500 cuidadores para alunos com deficiência e lembrou que mais de 380 professores já foram nomeados este ano. Sobre os precatórios do Fundef, afirmou que a prefeitura retomará o processo de chamamento para instituições interessadas em antecipar os recursos.
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade
Corrupção Brasil tem segundo pior desempenho da história em ranking global de corrupção
Rodovias baianas Rodovias baianas devem receber mais de meio milhão de veículos durante o Carnaval Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas