A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei (PL 2.810/2025) que aumenta penas para crimes sexuais contra pessoas vulneráveis, acelera a concessão de medidas protetivas e garante apoio psicológico às vítimas. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise final.
A proposta visa combater crimes sexuais contra crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis, prevenindo novos ataques, de acordo com a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), autora do projeto.
O texto altera diversos dispositivos legais, incluindo o Código Penal, o Código de Processo Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre as medidas estão penas mais severas, uso de tornozeleiras eletrônicas e maior agilidade na remoção de conteúdo ofensivo da internet. Além disso, prevê que juízes possam aplicar medidas protetivas logo no início da investigação.
A proposta também estipula que agressores só terão benefícios como progressão de regime se um exame indicar que não há risco de reincidência. A iniciativa inclui ainda campanhas educativas e atendimento psicológico para as vítimas e suas famílias.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva