Reconhecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) como a segunda melhor água do mundo, Alagoinhas (BA) se tornou referência nacional com seu Plano Municipal de Saneamento Ambiental (PMSA), elaborado entre 2003 e 2004 com participação da população, estudos técnicos e apoio da UFBA e Petrobras. O plano serviu de base para a Política Nacional de Saneamento, sancionada em 2007.
Com 99% da população atendida pelo Saae, a cidade é abastecida por água subterrânea de excelente qualidade, extraída do Aquífero São Sebastião. A fama de “cidade das águas” atraiu indústrias de bebidas, como o Grupo Petrópolis, que instalou sua maior fábrica no Nordeste no município, aproveitando o pH ideal e a pureza da água.
A unidade produz 9 milhões de hectolitros por ano, gera 3.700 empregos e adota práticas sustentáveis, como o programa Aterro Zero e ações socioambientais que já impactaram mais de 12 mil pessoas.
A prefeitura planeja revisar o plano nos próximos anos. Entre as obras em andamento está o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Narandiba, com entrega prevista para julho de 2025.
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo