A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 98, que garante isenção de 100% no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos municipais. A medida, já sancionada pelo Executivo, permite ainda o parcelamento em até 36 vezes, facilitando a regularização de débitos por parte dos contribuintes.
Em entrevista, o presidente da Câmara, vereador Marcos Lima, explicou que o projeto faz parte do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do Município e abrange diversos impostos, como o ISS, além do próprio IPTU. “Esse estímulo não é apenas para o IPTU. Serve para todos os tributos que os feirenses devem ao município, seja pessoa física ou jurídica. A única exceção são as multas de trânsito”, esclareceu o parlamentar.
Segundo ele, os descontos variam de acordo com a forma de pagamento:
À vista: 100% de desconto em juros, multas e encargos;
Parcelamento em até 12 vezes: 70% de desconto;
Parcelamento em até 36 vezes: 35% de desconto.
Aqueles que possuem dívidas antigas, protestos no Serasa ou no fórum, poderão quitar os débitos com abatimentos significativos, regularizando sua situação fiscal junto à prefeitura. “É uma oportunidade para quem tem o nome negativado por débitos municipais conseguir negociar e regularizar. Mesmo em 36 vezes, o contribuinte ainda terá 35% de desconto”, destacou Marcos Lima.
Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deve procurar o CEAF (Centro de Atendimento ao Feirense), localizado na Avenida Barão de Cotegipe, onde uma equipe está preparada para orientar sobre a nova legislação.
Outro projeto aprovado na Câmara também beneficia permissionários de equipamentos públicos como o Mercado de Arte Popular, Centro de Abastecimento e feiras livres. De acordo com o vereador, muitos comerciantes desses espaços estavam inadimplentes desde 2020, por conta das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Essas pessoas estavam com dívidas acumuladas por até cinco anos. Com essa nova lei, tudo o que estava em atraso até a data da sanção foi perdoado. A cobrança será feita apenas a partir de agora”, afirmou.
Balanço do semestre legislativo
Marcos Lima aproveitou para destacar o desempenho da Câmara no semestre. Segundo ele, além da aprovação de projetos importantes para a cidade, a Casa Legislativa também votou a LOA (Lei Orçamentária Anual) em tempo hábil. “A Câmara deu exemplo de agilidade e compromisso com a cidade. Mesmo com o recesso, faremos sessões extraordinárias para votar projetos pendentes”, concluiu.
Por: Mayara Nailanne
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo