O tráfego na BR-324, principal ligação entre Salvador e o interior da Bahia, continuará sendo feito exclusivamente pelas faixas laterais das antigas praças de pedágio durante o feriado de São João. As cabines centrais seguem fechadas, e a reabertura das cancelas — solicitada pelo governo estadual — ainda não tem previsão. A situação tem gerado queixas de motoristas, especialmente nos horários de pico.
Em nota, o Ministério dos Transportes confirmou que “o pedido foi recebido e está em análise técnica no DNIT”. De acordo com a pasta, “entre as alternativas em avaliação, está a ampliação dessas faixas laterais, com o objetivo de garantir maior fluidez ao tráfego”. O ministério acrescentou ainda que “assim que os estudos forem concluídos, a solução adotada será divulgada oficialmente”.
Na última quinta-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou que “não tem condições de permanecer desta forma” e informou que foi encaminhado ao governo federal um pedido por “ajustes na modelagem adotada” após o fim da concessão. O trecho está sob administração direta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desde que a ViaBahia deixou a operação.
Segundo o Ministério dos Transportes, “não haverá cobrança de pedágio até a realização de um novo leilão, cuja previsão é para dezembro de 2025”. O projeto da nova concessão está sendo ajustado após audiência pública e será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que a nova concessionária assuma no fim de 2026, quando a cobrança voltará a ocorrer, após execução dos serviços iniciais previstos em contrato.
Para o São João, o DNIT já antecipou que “não irá reabrir as cabines de pedágio da BR-324”, alegando “análises técnicas que apontaram riscos à segurança viária e à fluidez do tráfego”. Também foi anunciada a redução do limite de velocidade nos trechos das praças desativadas: “O limite de velocidade nos trechos próximos às praças passará a ser de 60 km/h”. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o funcionamento das praças desativadas “cabe exclusivamente ao DNIT”, já que o trecho não está sob concessão.
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM
Ação integrada Prefeitura realiza ação integrada de fiscalização no entorno da Rodoviária
Acidente Idoso morre após acidente entre moto e caminhão na BA-052
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva