Com a chegada da Micareta de Feira de Santana, a biomédica Marilene de Souza, que atua no banco de sangue Hemoba, faz um alerta importante: é essencial que as doações sejam feitas antes do período festivo. A unidade local, responsável pelo abastecimento do Hospital Geral Clériston Andrade, Hospital Estadual da Criança, UPA e municípios da região, terá as atividades suspensas entre os dias 1º e 5 de maio devido à festa.
"Trabalhamos dentro de uma rede composta por 24 unidades, o que não nos permite manter um estoque excedente. Nosso estoque é razoável e adequado à rotina, mas, para o período da Micareta, pedimos a colaboração dos doadores", explica Marilene.
Durante o recesso, caso haja necessidade de reposição de sangue nos hospitais locais, a rede Emoba será acionada para atender à demanda a partir de outras unidades. "Essa é uma rotina da rede, não apenas durante a Micareta. Sempre que uma unidade precisa, recorremos às demais para garantir o atendimento", afirma a biomédica.
Marilene orienta que todos que estejam em bom estado de saúde e aptos a doar procurem a unidade antes do fechamento. "Desde que nos mudamos para o circuito da festa, em 2021, a unidade permanece fechada durante a Micareta. Não há viabilidade de funcionamento nesse período. Portanto, quem puder, deve antecipar sua doação", alerta.
Caso moradores de cidades vizinhas precisem doar durante a Micareta, a orientação é procurar outras unidades do Hemoba, como Alagoinhas, Camaçari ou Salvador. Em Feira de Santana, o atendimento será retomado no dia 6 de maio.
Quem pode doar sangue?
Para ser doador, é necessário:
Estar em bom estado de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal; maiores de 60 anos precisam ter doado antes dos 60);
Apresentar documento oficial com foto;
Passar por triagem clínica na unidade.
A doação é voluntária e pode salvar até quatro vidas. "Trabalhamos para fidelizar doadores, para que entendam a importância contínua desse ato de amor. Não existe medicamento que substitua o sangue. Algumas patologias, como a leucemia, dependem diretamente da transfusão para o tratamento", ressalta Marilene.
Importância dos tipos sanguíneos negativos
A biomédica faz um apelo especial para doadores de tipo O negativo. "É a bolsa de escolha em emergências, usada antes mesmo dos exames de compatibilidade. Não podemos ficar sem esse tipo de sangue em estoque."
Antes de viajar ou aproveitar a folia, o Hemoba pede que a população doe sangue. "Uma única doação pode salvar no mínimo quatro vidas", conclui.
Com informações: Carlos Valadares
Por:Mayara Nailanne
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado