Brasil e Japão assinaram, nesta quarta-feira (26), em Tóquio, dez acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo comércio, indústria e meio ambiente. A assinatura dos acordos ocorreu durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014.

Além dos acordos bilaterais, os dois países formalizaram 80 instrumentos entre entidades subnacionais, como empresas e universidades. Lula também abordou a cooperação nas áreas de energia e descarbonização, destacando o potencial do Brasil em biocombustíveis. O presidente reiterou o interesse em aumentar a parceria no setor, com foco na produção de etanol, hidrogênio verde e combustíveis renováveis.
Lula também falou sobre a necessidade de metas ambiciosas de redução de emissões de gases do efeito estufa, com a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025. O Japão já contribui com o Fundo Amazônia, o que reforça o compromisso com a proteção ambiental. A visita do presidente ao Japão inclui também a perspectiva de ampliar o comércio entre os dois países. O Brasil, que assume a presidência do Mercosul no próximo semestre, buscará negociar um acordo comercial com o Japão.
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais
Big techs STF define regras e dá 60 dias para big techs ampliarem combate a conteúdos ilegais
Antecipação Servidores estaduais terão salário antecipado antes do São João, anuncia governador Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas