Brasil e Japão assinaram, nesta quarta-feira (26), em Tóquio, dez acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo comércio, indústria e meio ambiente. A assinatura dos acordos ocorreu durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014.

Além dos acordos bilaterais, os dois países formalizaram 80 instrumentos entre entidades subnacionais, como empresas e universidades. Lula também abordou a cooperação nas áreas de energia e descarbonização, destacando o potencial do Brasil em biocombustíveis. O presidente reiterou o interesse em aumentar a parceria no setor, com foco na produção de etanol, hidrogênio verde e combustíveis renováveis.
Lula também falou sobre a necessidade de metas ambiciosas de redução de emissões de gases do efeito estufa, com a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025. O Japão já contribui com o Fundo Amazônia, o que reforça o compromisso com a proteção ambiental. A visita do presidente ao Japão inclui também a perspectiva de ampliar o comércio entre os dois países. O Brasil, que assume a presidência do Mercosul no próximo semestre, buscará negociar um acordo comercial com o Japão.
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude
Pena de Bolsonaro Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro
Marcos Lima Marcos Lima faz balanço positivo do ano legislativo na Câmara de Feira de Santana
Emprestimo ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado