Sexta, 18 de Abril de 2025 17:48
75 98251-4963
Política poluição de rios

Município e Estado convidados a discutir poluição de rios, nesta quarta, na Câmara

O parlamentar alertou sobre a necessidade de “ação governamental urgente” para preservar os recursos naturais.

26/03/2025 06h40
Por: Carlos Valadares
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Autoridades de órgãos públicos do Estado da Bahia e de Feira de Santana estão sendo chamados a participar, amanhã (26), de uma audiência pública que discutirá a poluição dos rios Jacuípe e Paraguaçu, na Câmara Municipal. O vereador Jurandy Carvalho (PSDB), em pronunciamento nesta terça (25), reforçou o convite para toda a sociedade. Ele é autor do requerimento solicitando o debate, juntamente com o vereador Ismael Bastos (PL).

Jurandy informou que ele e o colega Eli Ribeiro (Republicanos) visitaram o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), esta semana. Na oportunidade, convidaram diretamente integrantes das instituições para o evento.
“Estivemos nestes órgãos, tanto convidando-os para participar, quanto chamando-os a adotar providências em relação ao que acontece nos mananciais, lagoas e riachos de Feira. É um verdadeiro crime ambiental que tem acontecido em nossa cidade”, criticou.

O parlamentar alertou sobre a necessidade de “ação governamental urgente” para preservar os recursos naturais. No Lago de Pedra do Cavalo, lembrou, são cerca de sete milhões de baianos que bebem da água água e mais de 10 mil pescadores que o utiliza para atividades de subsistência.

Expectativa animadora, no entanto, vem sendo fomentada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira, garantiu Jurandy. De acordo com ele, a titular da pasta, Jaciara Moreira Costa, está organizando ações com o intuito de fazer a limpeza de riachos, por exemplo: “Ela está agindo com competência. E tentando fazer uma verdadeira revolução na área ambiental. Acreditamos que vai acontecer algo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.