O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, julgou improcedentes os pedidos do Ministério Público do Estado da Bahia (MP) em ação civil pública contra o prefeito de Anguera, Mauro Vieira (PSD), e o ex-prefeito Fernando Bispo. O MP acusou ambos de improbidade administrativa, alegando contratações temporárias irregulares durante seus mandatos para cargas na administração pública municipal, burlando a exigência de concurso público.
O processo teve início com a denúncia de que as contratações irregulares causaram prejuízos aos cofres públicos. A defesa de Mauro Vieira alegou prescrição e ilegitimidade e refutou qualquer prática de improbidade, enquanto Fernando Bispo, segundo o processo, não foi localizado para responder Recentemente, o Ministério Público manifestou-se pela extinção do processo sem resolução do mérito, citando a ausência de interesse processual.
O MP destacou ainda que, após a reforma da Lei de Improbidade Administrativa, é exigido que a comprovação de dolo seja demonstrada para caracterizar improbidade administrativa, o que não se aplicaria ao caso em questão. Para atos que causam prejuízo ao erário, a lei agora exige a prova de dolo, não sendo mais suficiente a culpa para configurar improbidade.
Em sentença publicada no último dia 10 de outubro, o juiz Nunisvaldo dos Santos considerou que a falta de prova de dolo pelos réus inviabilizava a publicada. Assim, acolhendo o parecer do MP, a Justiça rejeitou os pedidos do Ministério Público e declarou improcedente a ação.
Mauro Vieira foi reeleito com 6.915 votos para um novo mandato em Anguera.
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude
Pena de Bolsonaro Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro
Marcos Lima Marcos Lima faz balanço positivo do ano legislativo na Câmara de Feira de Santana
Emprestimo ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado