Quarta, 14 de Janeiro de 2026 16:25
75 98251-4963
Geral Cidade

Edifício Sarkis pronto para ser desinterditado

O edifício Sarkis ficou 1 ano sem nenhuma obra executada; agora, só depende de um documento

27/04/2021 08h02
Por: Carlos Valadares Fonte: O Protagonista
Foto reprodução
Foto reprodução

Interditado desde 2019, quando apresentou profundas rachaduras e problemas estruturais, o edifício Sarkis está pronto para ser liberado. A desinterdição depende, apenas, de um atestado da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para a Defesa Civil.

O Protagonista manteve contato primeiro com a coordenadora da Defesa Civil de Feira de Santana, Caroline Rebouças. Ela informou que está apenas aguardando o documento da Sedur para desinterditar o imóvel.

Em seguida, o site manteve contato com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro. Ele confirmou que as obras no edifício foram realizadas com projeto feito por capacitados engenheiros. “Ricardo Matos, de Feira de Santana, e Francisco Peixoto, de Salvador, acompanharam todo o trabalho e atestaram a qualidade do serviço”, destaca Sérgio, acrescentando que a documentação necessária será encaminhada à Defesa Civil ainda esta semana.

O Protagonista também conversou com o engenheiro Ricardo Matos. Segundo ele, ficou comprovado que a Embasa causou o vazamento que originou as rachaduras e danos estruturais no Sarkis. “A Embasa causou o vazamento. O prefeito Colbert determinou que uma solução fosse encontrada. A Família, proprietária do prédio, procurou Francisco Peixoto, engenheiro renomado de Salvador. Ele fez o projeto de recuperação do imóvel e afirmou que não havia necessidade de demolição, bastava um reforço do solo. A empresa FENGEC, de Salvador, executou o serviço, concluído entre agosto e setembro de 2020. O prédio ficou 1 ano sem nenhuma obra devido à falta de alvará para o início dos serviços. Agora só precisa o atestado da Sedur para desinterditar”, pontua Ricardo.

“O prédio está completamente apto a voltar a ser utilizado e não oferece risco algum. Foi feito reforço de solo e de fundação. Foram colocadas 24 estacas com 7 metros de profundidade. Pode até botar outro prédio em cima do Sarkis. O serviço foi muito bem feito”, salienta Ricardo, que acompanhou todo o trabalho em parceria com Francisco Peixoto.

 O Protagonista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.