Sexta, 16 de Janeiro de 2026 15:19
75 98251-4963
Política Feira de Santana

Cirurgias de ortopedia sobrecarregam HGCA e prejudicam procedimentos eletivos de outras especialidades

"Deve construir o Hospital Municipal e voltar a contratar os serviços no Hospital Dom Pedro de Alcântara, Casa de Saúde Santana e clínicas da rede privada"

14/12/2022 06h28
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

Foto Ascom

Página de Notícias

O Hospital Geral Clériston Andrade está sacrificado, por ser a única unidade pública de saúde, nos últimos anos, a realizar cirurgias na área de ortopedia em Feira de Santana. A advertência é do vereador Sílvio Dias (PT), que tratou do assunto em pronunciamento hoje, na Câmara Municipal. "Praticamente todas (cirurgias ortopédicas) são feitas no HGCA, cerca de 120 mensais, média de quatro por dia", diz. Este quadro, além de prolongar o tempo de espera de pacientes, causa, segundo ele, um outro problema grave, na medida em que prejudica a programação de cirurgias eletivas de outras especialidades, no maior complexo hospitalar interiorano de responsabilidade do Governo do Estado.

 O vereador cobra "sensibilidade" do prefeito Colbert Martins Filho, nessa questão: "Deve construir o Hospital Municipal e voltar a contratar os serviços no Hospital Dom Pedro de Alcântara, Casa de Saúde Santana e clínicas da rede privada". Dados estatísticos indicam, segundo Sílvio Dias, que, em Feira, não se realiza, em cirurgias nesta especialidade, 15% da quantidade verificada uma década atrás. O déficit prejudica a vários segmentos da população carente, sobretudo os idosos. Mais vulneráveis a quedas e fraturas, eles precisam esperar mais para conseguir atendimento cirúrgico.

Fonte: Ascom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.