No ano passado, o Departamento de Limpeza Urbana de Feira de Santana recolheu, das ruas e das residências, os cadáveres de 7.149 animais de grande (186) e de pequeno porte (6.963).
Animais de grande porte são cavalos ou bovinos, e os de pequeno porte são, por exemplo, cães e gatos. O serviço é gratuito e, em média, demora cerca de 60 minutos para ser realizado.
O diretor do departamento, Pedro Paulo, explica que o tempo de espera está diretamente relacionado às demandas da equipe. “Mas trabalhamos para que não passe de uma hora”.
Os cadáveres dos animais são levados para o Aterro Sanitário, onde são enterrados em local específico, de modo que a sua decomposição não provoque problemas ao meio ambiente.
Pedro Paulo disse que o cadáver mais comum levado ao aterro é o de cães, vitimados por atropelamentos ou por doenças. “Quando o animal é querido, familiares pedem que o serviço seja realizado mais rapidamente, para que a comoção familiar não seja intensa”.
O descarte de corpos de animais em vias públicas é considerado crime ambiental e um risco à saúde pública, sendo necessário acionar os órgãos responsáveis para o recolhimento adequado.
Em Feira, o serviço pode ser solicitado pelo telefone 156, pelo aplicativo Fala Feira ou pelo telefone 3617-1990. O serviço é gratuito.
Obra de drenagem Prefeito José Ronaldo assina autorização para maior obra de drenagem da história de Feira de Santana
Safra de grãos Brasil encerra 2025 com maior safra de grãos da história, aponta IBGE
Acidente Ônibus com time que disputou Copinha bate e deixa um morto
Prova de títulos Prefeitura de Feira convoca candidatos aprovados em concurso para a prova de títulos
Ano quente Mundo registra em 2025 o terceiro ano mais quente da história
Gastos MP-BA cobra transparência de prefeitura sobre gastos do Carnaval 2026 Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado