Quinta, 16 de Outubro de 2025 18:40
75 98251-4963
Polícia Operação do DRACO

Operação do DRACO desarticula organização criminosa de adulteração de combustíveis na Bahia, SP e RJ

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Iaçu, além de municípios nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

16/10/2025 16h04 Atualizada há 1 hora
Por: Carlos Valadares
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

Uma megaoperação coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), com apoio de diversos departamentos da Polícia Civil da Bahia e forças de segurança em outros estados, resultou na prisão de nove pessoas e no cumprimento de 62 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades do país.

A ação, deflagrada nesta quinta-feira (16), mira uma organização criminosa especializada em crimes envolvendo o comércio de combustíveis, como adulteração de produtos, uso de empresas de fachada e ocultação de patrimônio.

Segundo o diretor do DRACO, Fábio Lordelo, a operação ainda está em curso, com equipes atuando em diversas regiões da Bahia e também fora do estado.“Essa é apenas uma etapa preliminar da operação. As investigações continuam, e ainda temos equipes espalhadas pelo interior da Bahia e também fora do nosso estado”, afirmou Lordelo.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Iaçu, além de municípios nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Até o momento, nove pessoas foram presas. Entre os detidos estão:

Diego do Carmo Santana Ribeiro 

Wesley Márcio Duda

Gilvan Couto Ribeiro

Pedro Henrique Ramos Ribeiro

(todos na Bahia)

Além deles, a operação também prendeu:

Israel Ribeiro Filho, no Rio de Janeiro

Mário Kadow Nogueira, em São Paulo

As investigações apontam que parte do grupo tem vínculos familiares, além de conexões comerciais com outras empresas. De acordo com a Polícia Civil, há indícios de que os criminosos utilizavam empresas de fachada para ocultar bens e movimentar valores de origem ilícita.

“Trata-se de um núcleo familiar com ramificações comerciais. Durante o cumprimento dos mandados, conseguimos novas informações que serão fundamentais para aprofundar a apuração e identificar mais envolvidos”, explicou uma das delegadas responsáveis pela investigação.

A adulteração de combustíveis, uma das principais atividades investigadas, pode trazer consequências diretas para os consumidores, como danos aos veículos e prejuízos financeiros. A polícia ainda apura a responsabilidade de eventuais postos revendedores envolvidos com a distribuição dos combustíveis adulterados.

Com os materiais apreendidos durante a operação, a Polícia Civil espera avançar na identificação de outros integrantes da organização, além de desarticular o esquema financeiro utilizado pelo grupo para lavar dinheiro e esconder patrimônio.

A operação contou com a participação de diversos departamentos especializados da Polícia Civil, demonstrando a complexidade e o alcance interestadual da organização criminosa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.