Quinta, 02 de Outubro de 2025 13:33
75 98251-4963
Polícia Operação Íris

Polícia Civil deflagra “Operação Íris” e prende suspeito de latrocínio em Feira de Santana

O crime aconteceu na região da Matinha, onde dois indivíduos armados abordaram um pedreiro e roubaram sua motocicleta.

02/10/2025 10h07
Por: Carlos Valadares
FOto: Divulgação
FOto: Divulgação

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira de Santana), unidade vinculada ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DEIC), deflagrou na última quarta-feira (01)  a Operação Íris, que investiga um crime de latrocínio ocorrido no dia 30 de agosto, na zona rural de Feira de Santana.

O crime aconteceu na região da Matinha, onde dois indivíduos armados abordaram um pedreiro e roubaram sua motocicleta. Durante a ação criminosa, um médico oftalmologista, que passava pelo local em seu veículo, foi atingido por um disparo de arma de fogo na nuca. O tiro, que atravessou o para-brisa traseiro do carro, causou paralisia imediata nos membros superiores e inferiores da vítima, que perdeu o controle do veículo e invadiu uma área de matagal.

A vítima foi socorrida por uma guarnição da Polícia Militar, o que foi essencial para salvar sua vida. A Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações.

Durante a operação foram cumpridos quatro mandados judiciais, sendo uma prisão temporária e três de busca e apreensão em endereços relacionados aos suspeitos.

Em entrevista ao Página de Notícias, o delegado José Marcos Rios, titular da DRFR/Feira de Santana, detalhou os desdobramentos da operação. “Cumprimos hoje quatro mandados judiciais na Operação Íris, que visa identificar os autores do crime ocorrido em 30 de agosto. Além de roubar a moto de um pedreiro, os criminosos atingiram um médico que passava de carro pelo local. O disparo entrou pelo para-brisa traseiro e atingiu a nuca da vítima, que perdeu os movimentos dos braços e das pernas, invadiu o matagal e foi socorrido por uma guarnição da PM. Foi um crime brutal, e desde então as equipes da delegacia têm trabalhado intensamente para elucidar os fatos.”

O delegado informou que o indivíduo preso nesta quinta-feira está diretamente ligado ao crime, embora ainda não se saiba se ele foi o autor do disparo.“Sabemos que havia dois envolvidos. Este preso será interrogado, e a partir daí vamos aprofundar as investigações para identificar e prender o coautor”, explicou.

Durante as buscas, os policiais localizaram o local onde a motocicleta foi levada após o crime. No imóvel, foram apreendidas peças de moto, ferramentas utilizadas para adulterações (como lixadeiras, furadeiras e máquinas de pintura), além da própria motocicleta, que será devolvida ao proprietário.“Esses elementos reforçam a suspeita de que a moto foi adulterada no local. Com a prisão de hoje, pretendemos avançar na investigação e encontrar o outro autor”, afirmou o delegado.

Celulares possivelmente roubados

Outro ponto importante revelado pela Polícia Civil foi a apreensão de oito celulares em posse do suspeito preso, todos de origem não explicada.“São aparelhos de diversas marcas e modelos. Vamos realizar análise detalhada para tentar identificar os verdadeiros donos. Infelizmente, nem todas as vítimas de furto ou roubo registram ocorrência, o que dificulta a devolução. Mas vamos fazer o possível para restituir esses bens às vítimas”, disse José Marcos.

Com informações: Carlos Valadres 

Por: Mayara Nailanne

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.